O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) – Mestrado Profissional, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) destina-se a profissionais e gestores com formação de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área da Saúde.

Esta formação aprofunda e mobiliza processos reflexivos no fazer saúde dos profissionais, por meio da gestão do cuidado, a fim de que se promovam, em nível de região e estado, movimentos positivos em defesa do SUS e de modos possíveis de fazer o sistema acontecer a partir dos seus pressupostos.

Entre as funções do PPGSCol destacam-se a promoção e mediação de encontros que possibilitam aos profissionais e gestores da macrorregião repensar suas práticas, a fim de ressignificar processos formativos em saúde.

Visa mobilizar no processo de ensino-aprendizagem em saúde profissionais engajados com o SUS, de modo crítico e implicados, por meio da utilização da educação permanente em saúde como ferramentas de trabalho que produz tecnologias leves, leve duras e duras, utilizando-se da produção científica como fonte de evidências.

Assim, o PPGSCol é um importante espaço tanto para a instrumentalização, quanto para a experimentação/construção de produtos e a pesquisa de novas formas de relação entre profissionais de saúde e usuários, entre profissionais e gestores, e, entre os próprios profissionais, a fim de promover mudanças em seus locais de trabalho, reconhecendo a atenção básica como a coordenadora da rede de cuidados e indutora de um modelo promotor de saúde, que leva em consideração a responsabilidade sanitária por meio de uma atuação multiprofissional e intersetorial.

Ler mais

+ Missão

Qualificar profissionais e gestores comprometidos com a saúde coletiva, por meio da gestão dos serviços e cuidado, epidemiologia, promoção e educação em saúde, modificando os cenários de práticas em saúde na perspectiva da integralidade da atenção.

+ Objetivo

Formar profissionais e gestores na área da saúde para qualificação e inovações da gestão na saúde, com foco no cuidado e educação, contando para isto com competência para pesquisa e analise crítica nos temas da epidemiologia aplica, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho.

Instrumentalizar profissionais de saúde e gestores das redes e serviços de saúde, para que estejam aptos a:

Identificar as melhores evidências para a tomada de decisões em saúde;

Utilizar métodos epidemiológicos para descrever e analisar situações de saúde de coletividade, gerar informações que possibilitem a formulação de proposta de intervenção nos serviços de saúde;

Avaliar e desenvolver novas tecnologias para promoção da saúde na perspectiva da integralidade do cuidado e produção de autonomia;

Desenvolver e aplicar programas de educação em saúde na perspectiva na mudança do processo de trabalho e qualificação da gestão;

Produzir conhecimentos a partir de investigação, que subsidiem o desenvolvimento de produtos e intervenções para qualificação das redes de serviços.

Área de Concentração

O Mestrado Profissional de Saúde Coletiva tem como atuação e estratégias e ações e intervenções na gestão do cuidado e na educação em saúde. Com a formação dos gestores, profissionais, trabalhares da área da saúde, que irão adquirir habilidade e competência para a pesquisa aplicada aos serviços; desenvolvimento de produtos relacionados à gestão do cuidado e educação em saúde; desenvolvimento de projetos de intervenção com objetivo de qualificar e inovar em tecnologias de gestão do cuidado e educação em saúde. Isto abre a possibilidade de desenvolvimento progressivo dos serviços de saúde, como resultado da qualificação destes profissionais e gestores, no uso das ferramentas ofertadas no campo da saúde coletiva, o que lhes possibilita uma importante capacidade de análise, pensamento crítico sobre situações, habilidade para o manejo da gestão.

Médica sorridente

Linhas de pesquisa

Conheça nossas linhas de pesquisa

Epidemiologia aplicada em serviços de saúde

Estudos e pesquisas epidemiológicas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, envelhecimento, transtornos psiquiátricos, saúde do trabalhador e saúde da mulher. Análise de situação de saúde. Sistemas de Informações e avaliação de tecnologias em saúde. Utilização das ferramentas da epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde, dimensões inseparáveis dos processos organizacionais e de práticas em saúde, do cuidado e na organização de projetos e programas nas redes de atenção e vigilância à saúde. Estudos de evidência científica e sua aplicação nos serviços.

Educação e gestão do trabalho na saúde

Pesquisa as relações que se estabelecem entre a educação e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente em saúde, entendendo-a como ferramenta pedagógica e de gestão do trabalho. Estuda os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas e nas políticas de saúde, buscando a inter-relação do ensino formal com os espaços de trabalho em saúde, com base no sistema de saúde do país. Contempla estudos referentes a redes de atenção à saúde, processos de trabalho e o trabalho em saúde, gestão e planejamento do trabalho e dos serviços de saúde, educação em saúde, educação no trabalho, tecnologias de educação e gestão em saúde, e, avaliação dos serviços e da gestão em saúde.

Promoção da saúde e integralidade

Estuda e pesquisa indicadores e alternativas para consolidar a Promoção da Saúde e a Integralidade do Cuidado nos diferentes contextos e fases da vida. Tem como objetos de atenção às estratégias e os determinantes de vida saudável com ênfase no estilo de vida ativo, no uso racional de medicamentos, na saúde do trabalhador, na violência e nas desigualdades visando a promoção da saúde e a consolidação da integralidade do cuidado individual e coletivo.

Estrutura curricular

Confira os detalhes de cada disciplina que você estudará neste programa

Confira os detalhes de cada disciplina que você estudará neste programa

Aqui você encontra as informações sobre créditos, carga horária e ementas das disciplinas.

Quero saber mais

Cronograma Acadêmico

Cronograma Acadêmico

Cronograma

Fique por dentro das atividades de ensino previstas no curso.

Acesse o cronograma

Disciplinas isoladas

Cursar uma disciplina isolada pode ser uma ótima oportunidade para você experimentar o ambiente do PPGSCOL e ter contato com os docentes e grupos de pesquisa. A matrícula em disciplina isolada não garante admissão no programa, porém, mesmo não sendo aluno regular, você vivenciará as aulas e a rotina do mestrado/doutorado.

Providence os seguintes documentos e entre em contato com a coordenação do curso.

Fotocópia do Diploma do curso de Graduação ou Mestrado;

Fotocópia do Histórico Escolar do curso de Graduação;

Fotocópia do RG e CPF;

1 Foto 3x4 recente;

Formulário de inscrição preenchido;

As matrículas podem ser efetivadas até 07 (sete) dias antes do início da disciplina.

Obs.: É possível cursar no máximo 3 (três) disciplinas em caráter isolado.

Mais informações pelo e-mail: ppgscol@unesc.net ou pelo fone
48 3431-2609.

Docentes e Discentes

Docentes/Orientadores

Veja quem são os(as) docentes e orientadores(as) em nosso programa:

Antônio Augusto Schafer

Antônio Augusto Schafer

Epidemiologia aplicada em serviços de saúde

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

Cristiane Damiani Tomasi

Cristiane Damiani Tomasi

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestre em ciências da saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutora em ciências da saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Fernanda de Oliveira Meller

Fernanda de Oliveira Meller

Epidemiologia aplicada em serviços de saúde

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Isabel Oliveira Bierhals

Isabel Oliveira Bierhals

Epidemiologia aplicada em serviços de saúde / Promoção da saúde e Integralidade

Graduado em Tecnologia em gestão hospitalar pela Faculdade Anhanguera, Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Joni Márcio de Farias

Joni Márcio de Farias

Promoção da saúde e integralidade

Graduado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Lisiane Tuon Generoso

Lisiane Tuon Generoso

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em ciências da saúde pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em ciências da saúde Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Luciane Bisognin Ceretta

Luciane Bisognin Ceretta

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Maria Inês da Rosa

Maria Inês da Rosa

Epidemiologia aplicada em serviços de saúde

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

Marcos Aurélio Maeyama

Marcos Aurélio Maeyama

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em Odontologia pela Organização Santamarense de Educação e Cultura. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajai. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Susana Cararo Confortin

Susana Cararo Confortin

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Vanessa Iribarrem Avena Miranda

Vanessa Iribarrem Avena Miranda

Promoção da saúde e integralidade

Graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas. Mestre em epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas.

Willians Cassiano Longen

Willians Cassiano Longen

Promoção da saúde e Integralidade

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná, Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Brasileiro de Formação . Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Jacks Soratto

Jacks Soratto

Educação e gestão do trabalho na saúde

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Extremo Sul Catarinenses (UNESC). Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

Discentes

Veja quem são os estudantes do nosso Mestrado

Acesse aqui

Egressos

Conheça quem são os mestres formados pelo nosso programa

Acesse aqui

Ingresso no Programa

Processo seletivo

Anualmente, o PPGSCol lança edital de seleção para compor novas turmas de mestrado. O Processo seletivo contempla três etapas: Memorial Descritivo, avaliação do currículo lattes e entrevista.

Bolsas de estudo

O PPGSCol oferece benefícios pela FAPESC. Para concorrer às bolsas, fique atento aos editais.

Processo Seletivo

Processo Seletivo: Mestrado em Saúde Coletiva (Aluno)

Período de Inscrições - 28 de outubro a 28 de fevereiro de 2024
Conheça mais dos prazos, editais e documentos necessários para este Processo Seletivo.

Acesse aqui

Produção Intelectual

A essência e o propósito da Pós-graduação estão fundamentados na criação intelectual gerada pelo Programa. Através da participação ativa de seus professores e alunos, o programa contribui para disseminar e aplicar o conhecimento acadêmico na sociedade.

Grupos de pesquisa Atenção à Saúde e Epidemiologia (GPASEpi)
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador - NEPST
Grupo de Pesquisa em gestão do cuidado, integralidade e educação na saúde (GECIES)
Ver todos

Dissertações

Acesse aqui e leia na íntegra os Trabalhos de Conclusão de Curso do Mestrado em Saúde Coletiva.

Saiba mais

Produtos

Confira materiais e abordagens produzidas pelos estudantes em nosso mestrado profissional.

Saiba mais

Impacto na sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc se destaca pela sua formação de excelência e também pelo seu profundo compromisso com a geração de impactos significativos na sociedade. Entendemos que a pesquisa e a inovação em saúde não se limitam aos avanços técnicos e tecnológicos; elas são, sobretudo, veículos para a transformação social, econômica e sanitária. Nesse sentido, nosso programa preocupa-se com o desenvolvimento de estudos e produtos com relevância, aplicabilidade e inovação no campo da saúde coletiva para fortalecimento do Sistema Único de Saúde universal e de qualidade.

Internacionalização

A era da globalização trouxe consigo a necessidade de integrar conhecimentos, práticas e culturas de todo o mundo. No âmbito da educação superior, a internacionalização emerge como um pilar fundamental, abrindo portas para uma formação acadêmica e profissional que transcende fronteiras. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc, reconhecendo a importância desse aspecto, tem se empenhado em estabelecer e fortalecer laços com instituições de ensino superior internacionais.

Ao fomentar esse ambiente globalizado, o PPGSCol não apenas contribui para a formação de profissionais mais qualificados e conscientes das dinâmicas globais de saúde, mas também reforça seu compromisso com a qualidade acadêmica e a inovação, promovendo uma educação que transcende fronteiras e prepara líderes capazes de enfrentar os desafios de um mundo interconectado.

Documentos

Documentação

Encontre aqui todos os documentos que você precisa

Acesse aqui
Coordenadora do Programa

Coordenadora do Programa

Dra. Lisiane Tuon Generoso

Coordenador adjunto do Programa

Coordenador adjunto do Programa

Dr. Antônio Augusto Schäfer

Secretária do Programa

Secretária do Programa

Valéria Evaristo Margotti

Ficou com dúvidas?

Fale com a nossa secretaria.

Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

(48) 3431-2609

ppgscol@unesc.net

Bloco S, Sala 115 e 114, 1º andar, Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - CEP: 88806-000 - Criciúma-SC.

Notícias

Descrubra o que está acontecendo dentro do PPG!

Unesc encerra Fóruns da Quadrienal com avaliação dos programas de pós-graduação para a Capes

CRIO

Unesc encerra Fóruns da Quadrienal com avaliação dos programas de pós-graduação para a Capes

Saiba mais
Editora Unesc lança o <br> “Guia Simplificado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”

Editora Unesc - EdiUnesc

Editora Unesc lança o
“Guia Simplificado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”

Saiba mais
Professores do PPGSCol participam do <br> 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e <br> Gestão da Saúde em Fortaleza

Pesquisa

Professores do PPGSCol participam do
5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e
Gestão da Saúde em Fortaleza

Saiba mais
Veja todas as notícias

A pesquisa na Unesc