O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) – Mestrado Profissional, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) destina-se a profissionais e gestores com formação de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área da Saúde.
Esta formação aprofunda e mobiliza processos reflexivos no fazer saúde dos profissionais, por meio da gestão do cuidado, a fim de que se promovam, em nível de região e estado, movimentos positivos em defesa do SUS e de modos possíveis de fazer o sistema acontecer a partir dos seus pressupostos.
Entre as funções do PPGSCol destacam-se a promoção e mediação de encontros que possibilitam aos profissionais e gestores da macrorregião repensar suas práticas, a fim de ressignificar processos formativos em saúde alicerçados historicamente nos modelos hegemônicos - que reconhece o saber como algo fragmentado, hierarquizado - aspectos que precisam ser rompidos na formação em saúde
Visa mobilizar no processo de ensino-aprendizagem em saúde profissionais engajados com o SUS, de modo crítico e implicados, por meio da utilização da educação permanente em saúde como ferramentas de trabalho que produz tecnologias leves, leve duras e duras, utilizando-se da produção científica como fonte de evidências.
Assim, o PPGSCol é um importante espaço tanto para a instrumentalização, quanto para a experimentação/construção de produtos e a pesquisa de novas formas de relação entre profissionais de saúde e usuários, entre profissionais e gestores, e, entre os próprios profissionais, a fim de promover mudanças em seus locais de trabalho, reconhecendo a atenção básica como a coordenadora da rede de cuidados e indutora de um modelo promotor de saúde, que leva em consideração a responsabilidade sanitária por meio de uma atuação multiprofissional e intersetorial.
Qualificar profissionais e gestores comprometidos com o campo da Saúde Coletiva, articulando
saberes e experiências em gestão do cuidado e serviços, políticas públicas de saúde,
epidemiologia, promoção, educação em saúde e integralidade, promovendo transformações com
práticas inovadoras nos territórios e nas redes de atenção à saúde. +
Formar profissionais e gestores capazes de qualificar a gestão do cuidado, dos serviços e das
políticas públicas de saúde, com base em fundamentos críticos, científicos e interprofissionais no
campo da Saúde Coletiva.
Desenvolver competências para o uso de métodos epidemiológicos, vigilância em saúde e
análise de dados como suporte à tomada de decisão, ao planejamento e à avaliação de
intervenções no SUS.
Promover práticas, tecnologias e inovações que fortaleçam a integralidade, a promoção e
educação na saúde, a sustentabilidade e a redução das desigualdades nos territórios.
Produzir e aplicar conhecimentos por meio do desenvolvimento de produtos técnicos,
científicos e tecnológicos que contribuam para a transformação das práticas, dos ambientes de
trabalho e das redes de atenção à saúde.
Conheça nossas linhas de pesquisa
Epidemiologia aplicada em serviços de sáude
Educação e gestão do trabalho na saúde
Promoção da saúde e integralidade
Estudos e pesquisas epidemiológicas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, envelhecimento, transtornos psiquiátricos, saúde do trabalhador e saúde da mulher. Análise de situação de saúde. Sistemas de Informações e avaliação de tecnologias em saúde. Utilização das ferramentas da epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde, dimensões inseparáveis dos processos organizacionais e de práticas em saúde, do cuidado e na organização de projetos e programas nas redes de atenção e vigilância à saúde. Estudos de evidência científica e sua aplicação nos serviços.
Pesquisa as relações que se estabelecem entre a educação e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente em saúde, entendendo-a como ferramenta pedagógica e de gestão do trabalho. Estuda os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas e nas políticas de saúde, buscando a inter-relação do ensino formal com os espaços de trabalho em saúde, com base no sistema de saúde do país. Contempla estudos referentes a redes de atenção à saúde, processos de trabalho e o trabalho em saúde, gestão e planejamento do trabalho e dos serviços de saúde, educação em saúde, educação no trabalho, tecnologias de educação e gestão em saúde, e, avaliação dos serviços e da gestão em saúde.
Estuda e pesquisa indicadores e alternativas para consolidar a Promoção da Saúde e a Integralidade do Cuidado nos diferentes contextos e fases da vida. Tem como objetos de atenção às estratégias e os determinantes de vida saudável com ênfase no estilo de vida ativo, no uso racional de medicamentos, na saúde do trabalhador, na violência e nas desigualdades visando a promoção da saúde e a consolidação da integralidade do cuidado individual e coletivo.