Educação & Humanidades
CURSO
Presencial
O curso pretende partir do pressuposto que “compreender e cuidar” também está atrelado ao problematizar, desmistificar e refletir como se constituem os processos de [não] patrimonialização, bem como a relevância histórica de patrimônios não-tombados. Trata-se de um início de conversas referenciadas em textos normativos da UNESCO, IPHAN e IPHAN-SC, além de teóricos e pesquisadores como Nathalie Heinich, Janice Gonçalves e Andreas Huyssen.
O Curso tem como principal intuito promover formação crítico-reflexiva pautada na problematização de retóricas de poder historicamente consolidadas na fabricação de patrimônios, na constituição de identidades e memórias coletivas, e de perspectivas atreladas ao pertencimento, reconhecimento, silenciamento, esquecimento e a artificação/desartificação.
Este curso de extensão está direcionado para educadores de diversos segmentos, produtores culturais, artistas, gestores, acadêmicos, pesquisadores, museólogos, restauradores, mediadores, historiadores, curadores, oficineiros, arqueólogos, arquitetos, engenheiros, técnicos vinculados as áreas da educação, arte, história e cultura e interessados na temática do curso.
Não há pré-requisitos.
Ministrante
Prof. Mikael Miziescki
É professor licenciado em Artes Visuais e especialista em Teoria e História da Arte (2018), ambos pela Unesc, mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. É Coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
Entre em contato
Bloco P, Sala 01 - Campus Unesc Criciúma
Telefone/WhatsApp: (48) 3431-2626
Fale com a gente