Gestão
Luciane Bisognin Ceretta é a primeira mulher a assumir o cargo de reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Além do alto posto da gestão da Universidade, é também presidente da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses (Acafe). Em sua função como presidente da Acafe, Luciane lidera iniciativas importantes que ampliaram o subsídio público para o Ensino Superior em Santa Catarina, fortalecendo as universidades comunitárias do estado.
Graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, concluiu o mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1999 e obteve o doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc em 2011. Além disso, possui quatro MBAs em Gestão Estratégica de Negócios; Gestão de Pessoas; Gestão Financeira; e Gestão de Projetos, bem como oito especializações, sendo quatro na área da saúde e quatro na área de educação.
Recentemente, concluiu a especialização em Educação em Saúde pelo Centro de Estudos e Extensão em Saúde (CEES) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atualmente, está cursando graduação em Direito na Unesc.
Com uma trajetória de 30 anos como professora universitária, Luciane é também Conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina, Conselheira Nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Sua carreira é marcada pelo compromisso com a excelência acadêmica, o desenvolvimento da educação e a promoção da pesquisa científica no Brasil.
Luciane possui um impressionante portfólio acadêmico com 300 pesquisas publicadas, mais de 150 artigos científicos, quase 30 livros como autora ou organizadora, mais de 15 capítulos de livros e quase 20 produtos tecnológicos que impactam significativamente a educação universitária e a saúde.
No campo da saúde, a jornada da reitora é marcada por uma importante contribuição para a saúde pública. Pesquisadora nas áreas de Ciências da Saúde e Educação, Luciane trabalhou em Iporã do Oeste e Criciúma, onde implementou modelos de atenção primária e unidades de saúde em áreas carentes. Como consultora da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolveu projetos inovadores para o planejamento e a gestão da saúde em diversos estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde.
Já recebeu diversas homenagens e prêmios, incluindo o Diploma de Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, o Prêmio Mulheres na Ciência pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; o Prêmio Líderes da LIDE Santa Catarina na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional”; e o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger pela Câmara dos Deputados.
Foi destacada pela Fiocruz por seus estudos sobre os efeitos da Covid-19 e apoio aos municípios brasileiros e recebeu o título de Cidadã Catarinense, proposto pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Na Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), foi agraciada com o Mérito da Educação Comunitária.
Luciane também já recebeu o prêmio Profissional Destaque de Enfermagem em Santa Catarina, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, reconhecendo sua contribuição para a enfermagem e a saúde pública.
Este especialista vai tornar seu evento um sucesso.
Clique no botão abaixo e fale conosco.
Entre em contato
Bloco P, Sala 01 - Campus Unesc Criciúma
Telefone/WhatsApp: (48) 3431-2626
Fale com a gente