Sou estudante - Graduação

DCE e Centros Acadêmicos

O que você procura?

Movimento Estudantil


Dar voz aos estudantes. É com essa finalidade que surgem os movimentos estudantis dentro da nossa Universidade. 

A participação no movimento estudantil é espontânea e costuma ser motivada pela vontade de opinar, de mudar as estratégias, de reivindicar melhorias ou, ainda, pela necessidade de debater com a comunidade acadêmica e, com isso, aprender com os diálogos que acontecem nesses espaços.

PROTAGONISMO QUE GERA LÍDERES

Conheça os movimentos estudantis da Unesc:

DCE

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa todos os estudantes da nossa Universidade. 

Uma diretoria é eleita para representar e defender os interesses dos acadêmicos perante a administração da Unesc, participando de seus conselhos, e perante a sociedade, atuando nos conselhos municipais. A eleição para escolha dos membros é anual e de forma direta: todos os estudantes votam. A gestão inicia sempre em 1º de dezembro e segue até 1º de dezembro do ano seguinte.

O DCE promove também atividades culturais, calouradas, mantém relações com outras entidades representativas, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Catarinense dos Estudantes (UCE).

Diretoria atual – gestão 2022

Vittor Teixeira - Presidente 
Geovana Lisa – Vice-Presidente
John Marcell Maciel - Tesoureiro 
Kellen Lima - Tesoureiro Adjunto
William Domiciano - Secretário Geral

Diretoria eleita – gestão 2023

Gabriela Minhos - Presidente 
Andrey Manoel dos Santos – Vice-Presidente
Gabriela Medeiros - Tesoureira 
Rodrigo Reccuia - Vice-Tesoureiro
Yago Marcelino - Secretário
João Paulo Gregorini - Vice-Secretário

► CAs e DAs

Cada curso da Universidade pode ter um Centro Acadêmico (CA) ou Diretório Acadêmico (DA) para representar os alunos da área. 

Os próprios estudantes formam a entidade, que possui eleições diretas, como o DCE. Os CAs e DAs exercem o importante papel de propor melhorias para o seu curso, levando as reivindicações ao departamento, ao DCE ou mesmo até a Reitoria.

► Atléticas

As atléticas são associações esportivas organizadas por curso ou universidade que reúnem estudantes e, em alguns casos, acadêmicos formados. 

São as atléticas que organizam campeonatos esportivos internos, selecionam equipes das mais diversas modalidades para disputar jogos universitários dentro da universidade, entre instituições e em jogos universitários municipais, estaduais e nacionais.

► Empresa Júnior


É uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais criada por estudantes da graduação e ligada ao curso. A gestão das empresas juniores é feita pelos próprios estudantes e o objetivo é promover a melhor experiência de mercado aos graduandos na instituição.