Grupos de pesquisa

  • Grupo de pesquisa Descolonização, educação e processos subjetivos
    Lattes

    Grupo de pesquisa Descolonização, educação e processos subjetivos

    Os estudos pretendem gerar a construção de conhecimentos que possam contribuir para mudança nos processos educativos a partir do respeito a todos tipos de saberes; repensar políticas públicas de educação, saúde, assistência social, velhice; possibilitar a abertura a outras formas de concepção de homem e de mundo em relação aos legitimados pelo padrão de homem moderno eurocentrado, e assim, possibilitar outras formas de relacionamentos humanos.
    Linhas de Pesquisa:

    1 - Descolonização do saber e educação: Investigar processos educativos a partir da perspectiva da descolonização, interculturalidade e educação popular em diferentes contextos: educação formal, saúde, direitos humanos, comunidades, etc.
    2 - Descolonização do ser e subjetividades: investigar processos de subjetivação na perspectiva da descolonização do ser, tendo como foco velhice, sofrimentos existenciais, concepção de sujeito, práticas profissionais, diálogos interculturais.
    3 - Descolonização do poder e políticas públicas: investigar políticas públicas e sua relação com a manutenção ou ruptura com lógicas colonizadoras.

    Líder: Profa. Dra. Janine Moreira

    Contato: jmo@unesc.net

  • Grupo de Estudos sobre Universidade
    Lattes

    Grupo de Estudos sobre Universidade

    Constituído em 2014, o GEU/UNESC é liderado pela Profa. Dra. Morgana Bada Caldas e integra a Rede GEU/Grupo de Estudos sobre Universidade mediante parceria com outras universidades. A Rede GEU é composta de pesquisadores interessados em realizar estudos e pesquisas com foco em temas sobre a Universidade. Universidade aqui entendida de maneira ampliada, como espaço da educação de nível superior, de ensino e formação profissional, de pesquisa e produção de conhecimento. O objetivo da Rede, ao longo de sua história, tem sido de criar oportunidades para a formação, para a reflexão, para a produção de saberes, para a inovação, para a divulgação de conhecimentos e para o aprimoramento de políticas voltadas à Educação Superior. Para tanto, o trabalho envolve a orientação de alunos de iniciação científica, graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, a partir de diálogos amplos, plurais e democráticos. A Rede GEU é composta pelos seguintes grupos de pesquisa: GEU/UPF (Universidade de Passo Fundo), GEU/UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), GEU/UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), GEU/UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), GEU/UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), GEU/UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e GEU/Ipesq – FACED/UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O GEU/UNESC atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1) formação e gestão em processos educativos; e b) avaliação, regulação e governança acadêmica.

    Líder: Profa. Dra. Morgana Bada Caldas

    Contato: morgana.bada@unesc.net

  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade
    Lattes

    Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade

    O GEFOCS foi criado em 2011 e se propõe a estudar e pesquisar sobre questões da educação, isto é, problematizar a racionalidade da educação contemporânea, a partir de aspectos fundamentais apontados pela Teoria Crítica da sociedade e de seus fundamentos. Isso significa possibilitar a capacidade de abertura da problemática educacional a outros modos de compreender as alterações e desafios da formação cultural contemporânea. Possui quatro linhas de pesquisas:
    Educação, Narratividade e Relações Etnicas e Raciais;
    Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos;
    Educação, formação e Inclusão Escolar;
    Formação Cultural, Estética e Subjetividades.

    Líderes:
    Prof. Dr. Alex Sander da Silva
    Profa. Dra. Gisele da Silva Rezende da Rosa

    Contato: alexsanders@unesc.net

  • LITTERA - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco
    Lattes

    LITTERA - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco

    O grupo de pesquisa já consolidado há mais de duas décadas, insere-se na discussão teórica sobre temas relacionados ao ensino de língua e literatura, e sua práticas de ensino, tanto em língua materna quanto em língua estrangeiram, de modo que se propõe a diferentes discussões na área da linguagem, com o intuito de ampliar e produzir novos conhecimentos acerca desta, seja do ponto de vista de aprofundamento teórico, seja do ponto de vista da correlação entre a teoria e a prática, a exemplo de pesquisas envolvendo diferentes materiais didáticos e/ou intervindo na realidade social da escola da rede pública do sul catarinense.

    Líderes:
    Profa. Dra. Angela Cristina Di Palma Back
    Prof. Dr. Richarles Souza de Carvalho

    Contato: acb@unesc.net

  • GEPHAE - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Ambiental e Educação
    Lattes

    GEPHAE - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Ambiental e Educação

    O Grupo de Estudo e Pesquisa em História Ambiental e Educação (GEPHAE) foi oficialmente instituído no dia 03 de março de 2006 e está cadastrado no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde o ano de sua fundação. O GEPHAE parte da premissa de que a “crise ambiental” é um dos maiores, se não o maior, problema contemporâneo da civilização moderna globalizada. Como grupo de pesquisa, representa, juntamente com diversos outras entidades e movimentos ambientais, uma resposta do meio acadêmico no sentido de contribuir com a reversão dos impactos que geram o aquecimento global e minimizar os efeitos da crise climática em curso. Em termos específicos, o GEPHAE realiza atividades de educação ambiental e grupo de estudo e formação em ecologia decolonial; orienta pesquisas no campo de História Ambiental e Educação Ambiental. Atualmente, as atividades e os projetos estão articulados em duas linhas: 1) Educação e formação humana no contexto da crise climática; 2) História Ambiental e Educação. Conta com a participação de seis (6) pesquisadores e sete (7) estudantes.

    Líder: Prof. Dr. Carlos Renato Carola

    Contato: crc@unesc.net

  • Grupo de pesquisa História e Memória da Educação
    Lattes

    Grupo de pesquisa História e Memória da Educação

    O Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME), fundado em 2001, tem concentrado seus esforços na investigação no campo da História da Educação a partir das seguintes linhas de pesquisa
    Educação, Memória e Estudos de Gênero
    Educação, Infância e Juventude
    Educação, Memória e Linguagens da Arte
    Memória, Patrimônio Educativo e Cultura Escola
    Trajetórias, Histórias de Vida, Acervos Pessoais, Arquivos Institucionais de Professores(as) e Intelectuais da Educação
    Uma das principais iniciativas do grupo foi a criação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), que disponibiliza, em meio virtual, um vasto conjunto de documentos de 27 escolas da rede estadual de Santa Catarina.


    Líderes:
    Profa. Dra. Giani Rabelo
    Profa. Dra. Cintia Gonçalves Martins
    Contato: gra@unesc.net

  • Grupo de pesquisa EduC-Digital - Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital
    Lattes

    Grupo de pesquisa EduC-Digital - Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital

    O Grupo de Pesquisa (GP) Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital se organiza desde dezembro de 2013 a fim de promover a convergência das ações na área Educação e Tecnologias. As ações buscam potencializar a pesquisa, o ensino e a extensão com intensa comunicação e interação com a sociedade. A interação ocorre por meio dos espaços digitais; projetos pontuais nos locais que estabelecem relações de formação inicial e continuada. O grupo de pesquisa situa suas pesquisas na perspectiva crítica e na abordagem sociotécnica, organiza-se a partir do Eixo Estruturante Educação e Cultura Digital. Busca investigar a interação entre a formação de professores, a formação tecnológica e a sociedade no contexto da cultura digital. Também busca incentivar o desenvolvimento de metodologias e arquiteturas pedagógicas inovadoras de caráter interdisciplinar com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC), no contexto da Educomunicação; do Pensamento Computacional, das Tecnologias Assistivas, da Inteligência Artificial no Ensino e na Pesquisa.


    Líderes:
    Profa. Dra. Graziela Fatima Giacomazzo
    Profa. Dra. Patricia Jantsch Fiuza (UFSC)
    Contato: gpeducdigital@gmail.com

  • Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)
    Lattes

    Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos sobre Formação (FORMA)

    A possibilidade de uma formação que considere as diversas dimensões da existência e não somente os seus aspectos prático-utilitários, está em absoluto contraste com a unilateralidade de uma educação centrada no trabalho produtivo e, necessariamente, voltada à formação de um indivíduo economicamente ativo e livre do ponto de vista da produção de sua existência. A fragmentação da constituição humana a partir de uma educação neoliberal é condição necessária para a naturalização da sociedade do espetáculo, a qual demanda a produção de um sujeito cindido/estilhaçado que se forma ou integra por uma lógica de autogestão de si. O presente Grupo de Pesquisa propõe-se a realizar investigações relacionadas ao problema da formação na sociedade do espetáculo, tendo por tópicos de interesse: Educação, formação e sociedade do espetáculo; o novo Ensino Médio; Trabalho, Tecnologia e Sociedade (TTS); Formação e Teoria Crítica do Valor; Educação e autogestão de si.

    Líderes:
    Prof. Dr. Rafael Rodrigo Mueller
    Prof. Dr. André Cechinel (UFSC)

    Contato: gpforma@hotmail.com

  • GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: intervenção e conhecimento
    Lattes

    GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: intervenção e conhecimento

    O GEPEFE, constituído em 2007, a partir da necessidade de alguns professores se articularem para estudar e pesquisar a Educação Física escolar, desde sua origem preocupa-se com duas questões que se articulam diretamente: qual conhecimento constitui a área se tomamos seu objeto genérico como cultura corporal? E como esse conhecimento constitui o conteúdo a ser didático-metodologicamente abordado na Educação Básica? Os avanços dos estudos e investigações nos colocam, atualmente, frente à seguinte questão geral, que se torna motivo de atuação do Grupo: como organizar o ensino da educação física que promova o desenvolvimento de estudantes e professores? Frente a essa questão, estabelecemos nossos objetivos-ações:
    1) Sistematizar princípios teórico-gnosiológicos sobre o objeto de ensino da área (respostas à problemática sobre quais são os ‘conteúdos dos conceitos’, ‘as relações das relações’ das atividades da cultura corporal);
    2) Sistematizar princípios didático-metodológicos para reconstituir, na atividade pedagógica, o objeto de ensino da Educação Física/significados das atividades da cultura corporal. Com isso vislumbra-se nossas condições-operações, que se substanciam na elaboração e análise de situações de ensino com vista a:
    a) replicar propostas de ensino já elaboradas, tais como às referentes ao Jogo Coletivo;
    b) elaborar outras propostas de ensino e realizar experimentos formativos com os conteúdos dos objetos da cultura corporal dança, ginástica, atividades circenses e brincadeiras.
    As ações de pesquisa são orientadas pela questão proveniente dos estudos do modo de organização do ensino Elkonin-Davídov, que a elaboramos da seguinte forma: “Como o pensamento teórico se manifesta na especificidade dos conteúdos de ensino da Educação Física?

    Líderes:
    Prof. Dr. Vidalcir Ortigara
    Prof. Dr. Carlos Augusto Euzebio (UFPR)

    Contato: vdo@unesc.net

  • Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de formação de professores
    Lattes

    Grupo de pesquisa Políticas, saberes e práticas de formação de professores

    O Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores foi criado em 2014 com o intuito de abrigar estudos e pesquisas acerca da formação e da profissão docente. Desenvolve estudos e pesquisas acerca das práticas pedagógicas, dos saberes docentes, da formação de professores que atuam na educação básica e superior a partir de múltiplos olhares. Tematiza em suas pesquisas os desafios e possibilidades da profissão docente no contexto neoliberal. Se debruça sobre as políticas de indução a docência, a formação inicial e continuada de professores e seu desenvolvimento profissional, interseccionando diferentes reflexões sobre os processos de construção da docência em contextos e modalidades diversificadas.

    Líder:
    Prof. Dr. Ricardo Luiz de Bittencourt
    Profa. Ma. Gislene Camargo

    Contato: rlb@unesc.net

  • Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP)
    Lattes

    Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP)

    O Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP) tem como finalidade realizar discussões de cunho teórico-metodológico, bem como a efetivação de pesquisas no âmbito das distintas áreas da educação formal, tendo como fio condutor aspectos inerentes da prática pedagógica a partir de uma perspectiva crítica de formação humana. Destarte, estabelece como principal objetivo estudar e analisar as interfaces da prática pedagógica no âmbito da educação formal em proveito da formação humana integral.

    Líder: Prof. Dr. Matheus Bernardo Silva

    Contato: matheusbernardo@unesc.net

  • Grupo de pesquisa Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero
    Lattes

    Grupo de pesquisa Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero

    O Núcleo Diadorim de Estudos de Gênero objetiva integrar o movimento de expansão, aprofundamento e consolidação do campo dos estudos de gênero e dos estudos trasviados no sul-catarinense. Assim, e se nos inspiramos aqui na figura da mulher/jagunço ou do jagunço/mulher da personagem Diadorim de Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, é porque acreditamos em como diferentes práticas culturais (artes plásticas, cinema, literatura, mídia, etc.) possuem uma potência para a construção de uma formação ético-estética de professoras/es; como base fundamental para uma educação ética do olhar capaz de problematizar e, por que não dizer?, transformar os modos binários como nos constituímos, hoje, como sujeitos de gênero e de sexualidade (certamente, em sua inelutável intersecção com outros marcadores sociais, como raça, classe, etnia, etc.). Em um segundo movimento, além dos modos de subjetivação na cultura, o Núcleo congrega pesquisas que problematize, as práticas de ensino-aprendizagem das diferenças culturais (de raça, gênero e sexualidade) na produção no pensamento pedagógico e no território escolar.
    O Núcleo conta com parcerias internacionais com a Universidade de Nevada, em diversas atividades de ensino e pesquisa com a Profa. Lydia Huerta (Assistant Professor at the Gender, Race, and Identity Department/University of Nevada, Reno); bem como com a Profa. Dra. Gabriela de Lima Grecco (Departamento de Historia, Teorías y Geografía Políticas, en la Universidad Complutense de Madrid) que, atualmente, é Vice-líder do Núcleo Diadorim.

    Linhas de pesquisa:
    Arte, feminismo e educação ética do olhar
    Gênero, sexualidade e raça: poder e resistência nas práticas culturais
    Pedagogias do corpo e governo das diferenças

    Líderes:
    Prof. Dr. Gregory da Silva Balthazar
    Profa. Dra. Gabriela de Lima Grecco (UFJF)

    Contato: gsbalthazar@gmail.com