Os estudos pretendem gerar a construção de conhecimentos que possam contribuir para mudança nos processos educativos a partir do respeito a todos tipos de saberes; repensar políticas públicas de educação, saúde, assistência social, velhice; possibilitar a abertura a outras formas de concepção de homem e de mundo em relação aos legitimados pelo padrão de homem moderno eurocentrado, e assim, possibilitar outras formas de relacionamentos humanos.
Linhas de Pesquisa:
1 - Descolonização do saber e educação: Investigar processos educativos a partir da perspectiva da descolonização, interculturalidade e educação popular em diferentes contextos: educação formal, saúde, direitos humanos, comunidades, etc.
2 - Descolonização do ser e subjetividades: investigar processos de subjetivação na perspectiva da descolonização do ser, tendo como foco velhice, sofrimentos existenciais, concepção de sujeito, práticas profissionais, diálogos interculturais.
3 - Descolonização do poder e políticas públicas: investigar políticas públicas e sua relação com a manutenção ou ruptura com lógicas colonizadoras.
Líder: Profa. Dra. Janine Moreira
Contato: jmo@unesc.net