Gerais
Disciplinas
Créditos
Carga-horária
Educação e Teoria do Conhecimento*
MESTRADO
Ementa: Teoria do conhecimento: conceitos e significados; Teorias contemporâneas do conhecimento: crise e críticas; A questão da epistemologia nas teorias da educação; Implicações da produção do conhecimento nos debates pedagógicos atuais.
4
60 h/a
Teoria e Método na Pesquisa em Educação*
MESTRADO
Ementa: Implicações das perspectivas epistemológicas na pesquisa em educação; ética na pesquisa educacional; percurso metodológico da pesquisa; abordagens, natureza, tipos e objetivos da pesquisa; métodos e técnicas na pesquisa em educação; configuração do projeto de pesquisa.
4
60 h/a
Seminário Avançado I*
DOUTORADO
Ementa: Sobre Educação, Pedagogia e a Produção do Conhecimento. Os sujeitos da educação. Escola e suas finalidades educativas. O pensamento pedagógico e suas implicações para a educação.
4
60 h/a
Seminário Avançado II*
DOUTORADO
Teorias contemporâneas da educação e formação humana; Antropologia da infância e juventude; Ciência Humanas e Epistemologias Interculturais.
4
60 h/a
Gênero, Educação e Trabalho
Discute a história das mulheres, estudos de gênero e principais teorias na contemporaneidade, tendo como ponto de partida o movimento feminista. Problematiza desdobramentos das relações de gênero na educação/escola, no trabalho formal e informal, em contextos urbanos e rurais, a fim de compreender a construção/desconstrução das desigualdades de gênero.
4
60 h/a
Educação, Trabalho e Conhecimento
Trabalho como princípio educativo. Conceito de Trabalho. Tecnologia e Trabalho. Trabalho e tecnologia na Atividade Pedagógica.
2
30h/a
Educação em Paulo Freire: pressupostos e implicações
Contextualização do pensamento de Paulo Freire. Conceitos fundamentais da educação libertadora de Paulo Freire. Implicações da educação libertadora em diferentes contextos educativos.
4
60 h/a
Educação e Teoria Crítica
Noções preliminares da teoria crítica de Frankfurt: seus antecedentes; Teoria tradicional e teoria crítica da sociedade: aproximações entre educação e a teoria crítica; Educação, cultura e formação cultural contemporânea: aportes para pesquisa nas ciências humanas.
4
60 h/a
Alfabetização: fundamentos e processos
A escrita como construção histórico-cultural da humanidade. Fundamentos da língua oral e da língua escrita: sistema alfabético da escrita. Processos de alfabetização e seus fundamentos. Conceitos de alfabetização e consequências para o letramento. Teorias do conhecimento e alfabetização e pressupostos teórico-metodológicos do trabalho com a leitura e a escrita.
4
60 h/a
Teoria da Atividade e Proposta de Ensino
Teoria da Atividade. Pressupostos da Atividade de Estudo. Atividade de estudo. Objetivações em sistema de ensino.
4
60 h/a
Docência na educação superior: fundamentos teórico-metodológicos
Aspectos históricos e conceituais sobre a universidade e à docência universitária; Competências, práticas e saberes do professor universitário; identidade e constituição da docência; avaliação institucional; metodologias e inovação na prática docente.
4
60 h/a
Formação humana na sociedade do espetáculo: educação, tempo e atenção
Capitalismo atencional e a sociedade hiperexcitada; gestão algorítmica da atenção e do tempo na sociedade 24/7; as competências socieoemocionais e a formação do sujeito neoliberal; espetáculo e a sociedade autofágica; a nova razão do mundo e a escola como empresa.
4
60 h/a
Educação, Cultura Digital e Tecnologias
Problemas filosóficos da Tecnologia e da Cibernética. Cibercultura e Educação Midiática. Aprendizagem e conhecimento na Cultura Digital.
2
30h/a
Patologização na Educação
A normalidade na sociedade moderna. O padrão científico da patologia. A patologização dos comportamentos. O normal e o patológico na educação e a constituição da subjetividade.
4
60 h/a
Escola, Democracia e Pensamento Pedagógico Latino-Americano
Escola e Democracia. Pensamento Pedagógico Latino Americano. Tendências pedagógicas e teóricas do pensamento pedagógico brasileiro e latino americano. Referências históricas e pedagógicas da educação na América Latina; Movimentos e Manifestos do Pensamento Pedagógico.
4
60 h/a
Ensino Desenvolvimental e Educação Física
Princípios da Organização do Ensino Desenvolvimental. Objetos de ensino da Educação Física. Conteúdo dos objetos de ensino da Educação Física.
4
60 h/a
Educação e Identidade Cultural
Cultura: modernidade e globalização; Linguagem e construção de identidades: Língua estrangeira e construção de diferenças; Língua portuguesa e construção de subjetividades; Identidade e alteridade na escola; O currículo como construção de sujeitos.
4
60 h/a
Universidade e Formação de Professores
Universidade como instituição social. Universidade e formação de professores. Políticas e práticas de formação de professores.
4
60 h/a
Memória Docente e Gênero
Problematizar a interface entre o trabalho docente, memória e gênero, a partir de diferentes pressupostos teórico metodológicos com ênfase na história oral e estudos biográficos, bem como suas contribuições para o campo da história da educação.
4
60 h/a
Teoria da Atividade e Psicologia Histórico-Cultural
Aparecimento da consciência. Teoria da atividade em Leontiev e Davidov. Formação de conceitos, Vigotsky. Atividade de aprendizagem, Galperin e Talizina.
4
60 h/a
Educação e Gestão Algorítmica da Docência
Algoritmo, engajamento e sociedade. Big data, narcisismo e autofagia. Capitalismo atencional, déficit de atenção e distribuição da aprendizagem na sociedade. Liberalismo digital e educação.
4
60 h/a
Educação e Condição Humana
Educação e o sentido do Humano na contemporaneidade. A Condição Humana em Hannah Arendt. Homo Sacer e o Estado de Exceção da condição humana. Necropolítica. Condição humana e educação democrática.
2
30h/a
Neoliberalismo, educação e profissão docente
Neoliberalismo e educação. A profissão docente. Precarização e proletarização do trabalho docente.
3
45h/a
Sociolinguística e Teoria Histórico-Cultural: convergências, divergências e aplicações
Sociolinguística e Teoria Histórico-Cultural: fundamentos epistemológicos e pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos teóricos ligados à concepção de língua, sociedade, sujeito e ensino: interação verbal, inferência, esquemas interpretativos, significado social (sentido vs significado), relações socioculturais, intersubjetividade, estilística, contexto social, texto versus gênero discursivo, redes sociais, esferas sociais de atividade humana, variação, ensino em espaço dialógico, sujeitos de aprendizagem, diagnóstico, planejamento e intencionalidade.
4
60 h/a
Identidade Cultural e Educação Étnico-racial
Noções preliminares sobre identidade cultural: seus antecedentes conceituais; Identidade Cultural Negra: aproximações histórico-culturais; Estigmas, preconceitos e questão da igualdade racial; Aproximações elementos da educação étnico-racial: aportes para pesquisa educacional. Lei 10.639/03 e 11.645/08; A escola e as relações étnico e culturais
4
60 h/a
Currículo e Produção de Subjetividades nos processos educativos
Introdução aos estudos do currículo. Seleção cultural do currículo. Teorias do currículo. Currículo e produção de subjetividades.
3
45h/a
História da Educação e Preservação do Patrimônio Educativo
História e Historiografia da Educação Brasileira e Catarinense; Patrimônio Cultural na História da Educação; Patrimônio Educativo, Cidadania e Educação para o Patrimônio; Cultura Escolar, Fontes de Pesquisa e Instituições Custodiadoras de Acervos Escolares. Noções Básicas de Conservação e Preservação de Documentos.
4
60 h/a
Estudios Preparatorios para la Internacionalización
Preparación para la presentación de datos científicos en la modalidad oral y póster en eventos internacionales. Habilidades para el debate de datos científicos en lengua española. Estímulo académico para la realización de colaboraciones y pasantías en laboratorios extranjero por medio de visitas técnicas en el periodo de la maestría y del doctorado.
2
30h/a
Educação linguística: língua materna e não-materna
Conceito de língua enquanto: norma, interativa, cultural, identidade, variação, mudança, adicional, acolhimento. Língua e estrutura linguística. Língua, migração e refúgio. Língua e educação: consequências dos conceitos de língua para os pressupostos teórico-metodológicos do trabalho com a leitura e a escrita no ensino.
4
60 h/a
O Ofício de Professor e a Arte de ser e habitar o Mundo
Visões de mundo; Visões de história; Perspectiva teórica (Histórico-cultural); A arte de ensinar; Identidades e linguagens (professor-estudante); Experiências e memórias; Ferramentas e artefatos (do ofício de professor); Livros, filmes e literatura; Formas de ser e estar no mundo.
4
60 h/a
“Não me diga para ser o mesmo”: os desafios de Michel Foucault à pesquisa em Educação
Análise do discurso. A verdade é deste mundo. Sujeito cognoscente. Microfísica do poder. Genealogia da história. Dispositivo da sexualidade. Governo do corpo e da população. Governamentalidade neoliberal. Resistência micropolítica. Agonística do sujeito a/normal. Estética da existência. Cuidado de si e a vida como obra de arte. A crítica como prática de liberdade. Coragem da verdade. Dizer não à identidade. Militância e insurreição.
4
60 h/a
Trabalho educativo, Educação e Sociedade
Educação e modo de produção da existência humana; Aspectos introdutórios sobre a relação entre educação e capitalismo contemporâneo; Trabalho educativo e concepções pedagógicas hegemônicas; Trabalho como princípio educativo e conhecimento historicamente sistematizado.
4
60 h/a
Preparatory studies for internationalization
Preparação para apresentação de dados científicos em modalidade oral e pôster em congressos internacionais. Treinar habilidades de discussão de dados científicos em língua inglesa. Estimular os alunos para realizarem colaborações e estágios em laboratórios estrangeiros através de visitas técnicas e no período de mestrado/doutorado
2
30h/a
Educação Popular, Processos de Subjetivação e Crítica à Modernidade
A modernidade europeia. O sujeito moderno. A educação no projeto moderno. A crítica decolonial. A educação popular e a superação da ferida colonial.
4
60 h/a
Educação, Biblioterapia e Formação Humana
Literatura e formação humana. Principais teorias que sustentam o campo da biblioterapia. Potencial formativo da literatura em diversos contextos. Implementação da biblioterapia no contexto educacional. Textos literários (romances, contos, poemas, canções, dramas, memórias e ensaios) com potencial terapêutico para uso em sala de aula.
4
60 h/a
História e Historiografia da Educação: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa
História, História da Educação: conceitos e abordagens. Historiografia da educação: fontes históricas e os campos de investigação. Experiências de pesquisa: história das mulheres na educação, patrimônio educativo e instituições escolares.
2
30h/a
Educação, Direitos Humanos e Pensamento Crítico e Decolonial
Direitos Humanos em seu contexto histórico, social e antropológico; Educação “em” e “para” os Direitos Humanos; Teorias Críticas e Pensamento Decolonial; Crítica ao Colonialismo, ao Patriarcado e ao Racismo; Diversidade Cultural e Educação; Humanismo Crítico e Emancipação Humana.
4
60 h/a
Inteligência Artificial: Sociedade, Educação e Produção de Conhecimento
Inteligência Artificial: contexto, conceitos e sistemas. Implicações Sociais da Inteligência Artificial. Implicações da Inteligência. Artificial na Formação Humana e na Produção do Conhecimento.
2
30h/a
Pedagogia neoliberal e racionalidade empresarial na formação escolar
Neoliberalismo e educação: conceitos e abordagens no cenário brasileiro. Tendência pedagógica neoliberal: o cenário internacional e o debate no Brasil. Pedagogia Neoliberal e a formação escolar: o empreendedor de si
2
30h/a
Feminismos Afro-Latinos-Americanos: Aportes à Educação
Epistemologias feministas. Crítica ao gênero e à cor da ciência (objetividade, neutralidade, racionalidade e universalidade). Gênero: um conceito em disputa. Produzir territórios de pronúncia: diversidade de vozes e experiências Feminismos transviados. Feminismos comunitários. Feminismos negros. Feminismos indígenas. Feminismos chicanos. Mulherismo africano. Feminismos amefricano. Crítica ao feminismo hegemônico: capitalismo e colonialismo em questão. Educação engajada. Pedagogias feministas. Antifeminismo e agenda anti-gênero. Pesquisa ativista em educação.
4
60 h/a
* Disciplinas obrigatórias