Sobre o Curso

História

Apresentação do curso

Desde 1995, o curso de História da UNESC buscou ser um espaço cada vez mais plural, em que todas as pessoas sejam acolhidas. No curso você desenvolverá uma série de atividades em sala de aula, juntamente com a possibilidade de desenvolver estágios obrigatórios e não obrigatórios, iniciação à docência, iniciação à pesquisa, viagens de estudo, eventos científicos e culturais. 

Diferenciais

  • Para garantir uma formação mais ampla e sólida, que diversifique o processo de ensino aprendizagem, as atividades contam com o apoio de vários laboratórios e grupos de pesquisa, nos quais você poderá exercer atividades de ensino e pesquisa sob a orientação de professores do curso. Em nossa estrutura contamos com o maior centro de documentação do sul de Santa Catarina, o CEDOC/UNESC, que dispõe de três laboratórios para as práticas de formação. 
     
  • Conheça nossos laboratórios:
    - Laboratório História Oral, Imagem e Som;
    - Laboratório de Educação para o Patrimônio;
    - Laboratório de Conservação e Restauro; 
    - Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis).
     
  • Grupos de Pesquisa: 
    - Grupo de Pesquisa História Econômica e Social de Santa Catarina; 
    - Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, História e Memórias;
    - Grupo de pesquisa História e Memória da Educação;
    - Núcleo Interdisciplinar Estudos de Gênero.
     
  • O/a estudante poderá realizar uma série de ações extracurriculares, como as viagens de estudos para diversas regiões do país e concessão de bolsas no exterior. Por meio delas, você terá contato com Museus, Galerias de Arte, Sítios Arqueológicos e Cidades Históricas. 
    O curso também promove atividades que incentivam a produção histórica em meios digitais.
     
  • Corpo docente é formado por doutores/as, com ampla experiência na área de História, que realizam uma série de ações educativas, de pesquisa e de extensão das quais você poderá participar e/ou desenvolver.

O que você vai aprender?

O curso de Licenciatura em História possui disciplinas que objetivam formar um profissional com habilidades e competências para atuar tanto no ensino como na pesquisa, tendo em vista uma ação transformadora da realidade social. As disciplinas garantem a pluralidade de conhecimento requerida para a atuação em espaços formais (instituições de ensino) e não formais de educação (museus, centro de memória, arquivo, etc). 

Além da experiência em sala de aula, o curso oferece a possibilidade de você participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, como: Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), Programa de Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Estas ações, possuem a intenção de aproximar o estudante de outros espaços formativos, diversificando as experiências e ampliando as possibilidades de atuação depois de formado.

Mercado

O profissional com formação em História encontra-se ligado a área do magistério, podendo exercer essa atividade nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e, também, nos estabelecimentos de Ensino Superior, quando portador de diploma de pós-graduação.

O campo de pesquisa tem aberto novas portas como trabalhos de consultoria para cinema, televisão e jogos digitais, em minisséries e novelas e, também, em instituições que se dediquem a trabalhar com fenômenos sociais atuais, cuja perspectivas históricas, aportam novas abordagens.

Outros campos de atuação são: Arquivos (públicos e privados), Museus, Memoriais, Centros de Documentação, bibliotecas, administração pública, Centros de Memória, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo), assessoria política, consultoria e assessoramento em áreas diversas.

Disciplinas

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
HISTÓRIA MEDIEVAL
TEORIA DA HISTÓRIA I
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DA PESQUISA
FILOSOFIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
HISTÓRIA MODERNA
HISTORIA DA ÁFRICA
TEORIA DA HISTÓRIA II
PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
HISTÓRIA DA AMÉRICA
HISTÓRIA COMTEMPORÂNEA
PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA
PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIDÁTICA
LIBRAS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
HISTÓRIA DO BRASIL I
HISTÓRIA DE SANTA CATARINA I
DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
HISTÓRIA E CULTURAS INDÍGENAS
ESTÁGIO I
GESTÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS
PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA CULTURA DIGITAL
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR V
HISTÓRIA DO BRASIL II
HISTÓRIA DE SANTA CATARINA II
ENSINO E PESQUISA EM ARQUEOLOGIA
ESTÁGIO II
POLÍTICAS E NORMAS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VI
OFICINA DE ENSINO E PESQUISA: ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO
OFICINA DE ENSINO E PESQUISA: HISTÓRIA, IMAGEM E SOM
ELETIVA I*
ESTÁGIO III
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VII
HISTÓRIA DO BRASIL III
GUERRAS, CONFLITOS E REVOLUÇÕES
ELETIVA II*
ESTÁGIO IV
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VIII
HISTÓRIA AMBIENTAL
HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
HISTÓRIA DA ARTE
ELETIVA III*

*Eletiva - Caberá à Coordenação do Curso definir quais disciplinas eletivas serão ofertadas.

Exclusivo Acadêmico

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h e aos sábados das 8h às 13h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 82.668 títulos e 167.836 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 100 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 11 mil e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Michele Gonçalves Cardoso Coordenador(a)
  • Ismael Gonçalves Alves Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48)3431.2656

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
4 conceito CPC
{{ item.title }}
4 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens