Sobre o Curso

Engenharia Química

Apresentação do curso

A graduação em Engenharia Química oferece formação curricular sobre os processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse industrial. O Egresso terá conhecimentos que envolvem, desde o tratamento da matéria-prima, ao processamento, separação e purificação dos produtos, bem como o desenvolvimento de novos processos e produtos.

Diferenciais

  • O curso visa a formação de profissionais com uma forte base teórica e prática, focando-se em processos químicos e de desenvolvimento de produtos;
  • Infraestrutura com laboratórios de informática onde se utilizam softwares de primeira linha, química geral, química analítica, de análises, operações unitárias, controle de processos. O curso ainda conta com a infraestrutura do I-Parque - Parque Científico e Tecnológico da Unesc e de seus institutos associados;
  • Corpo docente altamente qualificado com doutores e mestres que atuam e prestam serviços na área industrial, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • Preocupação constante com o processo de aprendizado técnico-profissional, vinculado às necessidades da indústria atual;
  • Localizado em uma região com grandes possibilidades de absorção de mão-de-obra especializada;
  • O curso possui amplo programa de visitas técnicas e atividades de campo que permitem maior aproximação do estudante ao exercício da profissão e fixação do aprendizado.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Engenharia Química capacita você para esenvolver sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica aliada a capacidade para enfrentar e solucionar problemas da área. No curso, aprende-se diversas áreas, como processos químicos industriais, operações unitárias em engenharia, projetos de indústrias químicas e cálculo de reatores químicos.

Além disso, você será capaz de desenvolver trabalhos em equipes multidisciplinares, sempre com senso ético-profissional, associado à responsabilidade social. Essa atuação leva em conta, também, a ética e a responsabilidade profissional.

Mercado

O Bacharelado em Engenharia Química permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está no profissional pluralista em seus conhecimentos, capacitando-se a desenvolver uma atividade eclética no campo da produção, aplicação, pesquisa e desenvolvimento gerencial de plantas químicas.

Podem se inserir em campos como extração e refino de petróleo, petroquímica, energia, gás natural, carvão, beneficiamento mineral, cimento, vidro, cerâmica, tintas, tratamento de efluentes e resíduos industriais, sabões e detergentes, fertilizantes, polpa de celulose e papel, de aromatizantes, aditivos alimentares, farmacêutica, perfumes, agroquímicas, bebidas, alimentos.

Disciplinas

Álgebra Linear
Desenho Técnico
Fundamentos e Metodologia da Eduação Inclusiva
Fundamentos Matemáticos
Introdução à Engenharia Química
Metodologia Científica e da Pesquisa
Química Experimental I
Química Geral I
Cálculo I
Estatística
Física Experimental I
Física I
Introdução à Ciência da Computação
Química Geral II
Química Inorgânica
Cálculo II
Cálculo Numérico
Física II
Introdução à Programação
Química Analítica
Química Experimental II
Química Orgânica I
Balanço de Massa e Energia
Cálculo III
Física Experimental II
Física III
Processos Industriais
Química Analítica Instrumental
Química Orgânica II
Cálculo IV
Cinética Química
Fenômenos de Transporte I
Física IV
Introdução à Eng. De Segurança
Mecânica
Química Orgânica Experimental
Termodinâmica para Engenharia Química I
Engenharia Econômica
Fenômenos de Transporte II
Operações Unitárias I
Pesquisa Operacional
Resistência dos Materiais
Sustentabilidade e Legislação Ambiental
Termodinâmica para Engenharia Química II
Cálculo de Reatores I
Fenômenos de Transporte III
Laboratório de Operações Unitárias I
Materiais e Corrosão
Operações Unitárias II
Optativa I
Tópicos Especiais na Engenharia Química
Cálculo de Reatores II
Controle de Processos
Engenharia Bioquímica
Normas e Regulamentação da Indústria Química
Operações Unitárias III
Optativa II
Projetos I
Laboratório de Operações Unitárias II
Modelagem e Simulação de Processos
Projetos II
Sociologia
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Curricular

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Miquele Lazarin Padula Coordenador(a)
  • Maykon Cargnin Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431.2571

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
3 conceito CPC
{{ item.title }}
5 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens