Sobre o Curso

Engenharia Mecânica

Apresentação do curso

A graduação em Engenharia Mecânica da Unesc forma profissionais com um perfil generalista e empreendedor, capacitando para atuar na maioria das áreas de competência, incluindo: planejamento, projetos, dimensionamento e especificação de mecanismos, máquinas, motores e sistemas complexos. O curso é desenvolvido de forma a integrar a teoria e a prática, com professores qualificados e uma estrutura de laboratórios atualizada. 

Diferenciais

  • O egeresso estará preparado para iniciar sua carreira profissional nas diversas áreas abrangidas pela Engenharia Mecânica, devido à sua formação generalizada e empreendedora. Isto é um importante fator, já que a região do Sul de Santa Catarina, bem como o Norte do Rio Grande do Sul, são compostos por diversas empresas, com área de atuação varida. Estas abrangem desde o setor metal-mecânico, de plásticos, de cerâmicos, além das indústrias de alimentos e agrícola e carecem de profissionais para o desenvolvimento, manutenção e aprimoramento do seu cenário de atuação. 

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Engenharia Mecânica capacita você para projetar e fabricar máquinas, equipamentos, atuar e projetar instalações e processos industriais. No curso, aprende-se a consultoria técnica, em projetos e instalações mecânicas, gerenciamento e controle de qualidade industrial.

Um engenheiro mecânico poderá gerenciar projetos, dimensionar instalações e desenvolver novos produtos, além disso, cabe a este profissional: supervisionar os processos de fabricação, montagem e manutenção industrial. 

Além disso, você será capaz de enfrentar com competência os desafios no âmbito da Engenharia Mecânica. Essa atuação leva em conta, também, a ética e a responsabilidade profissional.

Mercado

O Bacharelado em Engenharia Mecânica permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está na atuação na indústria, com processos mecânicos, metalúrgicos, siderúrgicos, empresas automobilísticas, têxteis, de energia e, em todas as outras indústrias nas áreas de projetos, instalações, operação e manutenção.

Os profissionais formados podem se inserir em campos como serviços, prestando consultoria e assessoramento, em instituições científicas e de pesquisa e, em estabelecimentos de ensino técnico e superior.

Disciplinas

Introdução às Competências de Engenharia Mecânica
Matrizes e Vetores
Expressão Gráfica
Química Geral e Experimental
Laboratório Formativo I - Nosso Lugar e o Futuro (On-line)
Funções e Derivadas
Física do Movimento
Desenho Assistido por Computador
Ciências dos Materiais
Matrizes e Vetores Instrumental
Algoritmos e Programação
Cálculo Integral
Oscilações e Termodinâmica
Laboratório de Física
Metalurgia Física I
Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (On-line)
Estatística (EAD)
Termodinâmica
Equações Diferenciais
Eletricidade e Magnetismo
Gestão de Projetos de Engenharia
Metalurgia Física II
Cálculo Numérico (On-line)
Métodos Matemáticos
Óptica e Física Moderna
Conformação e Fundição
Laboratório de Eletricidade e Eletrônica
Estática
Laboratório Formativo II (On-line)
Mecânica dos Sólidos I
Mecânica dos Fluidos
Dinâmica
Metrologia
Laboratório de Automação e Microcontroladores
Administração e Economia (On-line)
Simulação Mecânica Computacional
Transferência de Calor
Mecânica dos Sólidos II
Mecanismos
Instrumentação
Direito para Engenharia (On-line)
Usinagem
Manutenção Industrial Mecânica (Híbrida)
Atuadores Elétricos, Hidráulicos e Pneumáticos
Soldagem
Máquinas de Fluxo (Híbrida)
Vibrações e Acústica
Elementos de Máquinas
Manufatura Assistida por Computador
Controle de Sistemas Dinâmicos
Motores
Projeto Final de Curso
Gestão de Desenvolvimento de Produto
Estágio Curricular Obrigatório
Gerenciamento de Qualidade em Projetos
Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica
Climatização

Disciplinas de Tópicos Especiais

Automação e Controle
Conforto Vibroacústico
Eletroquímica Aplicada aos Materiais
Energias Alternativas
Engenharia Legal
Física Moderna para Engenharia
Geração de Vapor
Gestão da Inovação
Inovações Tecnológicas
Introdução ao Comando Numérico
Manufatura Aditiva
Mecânica da Fratura
Modelagem e Solução de Problemas
Refrigeração Industrial
Tubulações Industriais

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Adriano Michael Bernardin Coordenador(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431-2795

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
4 conceito CPC
{{ item.title }}
4 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens