Sobre o Curso

Ciência da Computação

Apresentação do curso

O Curso de Graduação em Ciência da Computação foi criado em 1997, em consonância com a missão da Unesc, de educar por meio do ensino, pesquisa e extensão. Surgiu para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida e sua visão de futuro: "Ser reconhecida como uma Universidade Comunitária, de excelência na formação profissional e ética do cidadão, na produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, com compromisso socioambiental”. Os egressos do curso de Ciência da Computação poderão atuar nas empresas de desenvolvimento de soluções tecnológicas, em qualquer empresa que dispõe de um setor de tecnologia da informação.

Diferenciais

  • O Curso de Ciência da Computação é pioneiro no que se refere a parceria com a iniciativa privada. Este projeto é o Unesc Labs, empresas que trabalham com tecnologia estão implantadas nos laboratórios de informática do curso e os acadêmicos do curso participam deste projeto. Esta é uma grande inovação e faz enorme diferença na formação do acadêmico. O corpo docente do curso é formado por mestres e doutores na área acadêmica e professores que atuam no mercado produtivo.
  • Ao longo do percurso formativo o acadêmico do curso de Ciência da Computação terá a possibilidade de diversas experiências formativas. Em todos os semestres irá vivenciar o trabalho em equipe por meio de projetos interdisciplinares que visam aproximar os estudantes de problemas vivenciados no mercado produtivo. Estes projetos abrangem a pesquisa cientifica e a extensão universitária.
  • O curso dispõe também de laboratórios de informática específicos de última geração para atender a crescente demanda na área de tecnologia. No Parque Tecnológico da Unesc o curso utiliza o Laboratório de Instrumentação, neste local são desenvolvidas soluções que envolvem utilização prática de hardware e software na construção de projeto de Internet das Coisas. 
  • A internacionalização também está presente, por meio de parcerias com instituições de ensino superior de fora do país, o aluno poderá ter essa experiência formativa durante o seu período de formação.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Ciência da Computação capacita você para utilizar conhecimentos das técnicas inovadoras da área de tecnologia e informática. Desenvolverá uma postura de comprometido com a educação e com o ensino da área da Informática. No curso, aprenderá a desenvolver sistemas para diversas áreas e terá a possibilidade de criar novas tecnologias.

Além disso, o aluno aprenderá a ter comprometimento e clareza de ideias quanto à postura ético-profissional. Receberá habilidade profissional com forte embasamento interdisciplinar e habilidade profissional para ser pesquisador em centros tecnológicos. 

Mercado

      Segundo o documento do observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o Estado de Santa Catarina fatura aproximadamente R$ 15,8 bilhões, representando 5,8% do PIB do Estado. Nesse montante 11,2 mil empresas contribuem para o desenvolvimento da tecnologia catarinense. Metade delas foram formadas nos últimos quatro anos.

 Com 51,8 mil colaboradores , Santa Catarina é o 4º maior polo no setor de Tecnologia do Brasil, atrás apenas dos três estados mais populosos do Brasil (SP, MG e RJ). Outro dado relevante é que o estado ocupa a segunda posição com relação aos alunos com ensino superior em cursos voltados à tecnologia. Mesmo em cenário de baixo crescimento, o número de empresas dobrou nos últimos 3 anos.  

Disciplinas

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Luciano Antunes Coordenador(a)
  • Rogério Antônio Casagrande Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone 3431.2553

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
3 conceito CPC
{{ item.title }}
3 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens