Nosso logotipo
O círculo, em todas as tradições sempre representou a totalidade. Aqui, nos traz a verdade em sua inteireza, como manifestação de todas as áreas do conhecimento humano;
O vermelho representa a vida. Assim, temos a verdade e a vida em sua totalidade. Os dois tons de verde indicam o direcionamento das ações desta trilogia para as questões ambientais, inserindo-se aí as realidades do indivíduo, da sociedade e o planeta em seu contexto planetário e cosmológico.
As três pontas indicam o trinômio que constitui o tripé estrutural onde se assentam todas as outras ramificações do fazer Universidade: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.
A composição como um todo pode evocar várias imagens onde predominam o movimento e a flexibilidade. O Sol nascente que se ergue sobre as ondas do mar. Um pássaro em pleno vôo. Uma bailarina ou um dançarino. Uma harmonia de um passo clássico. Uma semente que se projeta da cápsula vegetal. O ser humano elevando os braços em contemplação à Mãe Natureza ou à realidade cósmica onde está inserido.
Podemos evocar, também, a realidade quântica do elétron que ora é partícula (círculo), ora onda.
O círculo pode representar a racionalidade, enquanto as ondas, intuição e liberdade; ou, ainda, os dois hemisférios cerebrais que, ativados sincronicamente, representam o ser humano em sua inteireza e totalidade rumo à fusão cósmica.
Conforme a simbologia dos Maias , de acordo com o professor José Argüelles (PhD.), dois traços e um ponto são o símbolo gráfico que dá o tom espectral do Serviço; a ação liberando os sentidos. Mas, acima de tudo, representa a Unesc e sua missão onde o conceito de meio ambiente deve contemplar o autoconhecimento individual e suas relações com a sociedade e com o Cosmos.