Os convênios desenvolvidos pelo PPGD- Unesc foram efetivados com as seguintes instituições: Universidade Autônoma de San Luís Potosí – UASLP, México. Em especial em parceria com o Mestrado em Direitos Humanos. Outro convênio foi com a Universidade de Buenos Aires-UBA, em especial com o Doutorado de Ciências Sociais.
Na UASLP, foram desenvolvidas atividades como aulas, palestras, co-orientaçoes publicações na revista Direitos Humanos e Sociedade do PPGD da Unesc, livros publicados em português e espanhol, traduções e intercâmbio de estudantes. Os professores Lucas Machado Fagundes e Antonio Carlos Wolkmer, ambos do PPGD/Unesc lecionam disciplinas neste mestrado em direitos humanos, ao passo que o prof. Alejandro Rosillo Martínez, leciona disciplina no PPGD/UNESC. Os professores Lucas Machado Fagundes e Antonio Carlos Wolkmer, possuem coorientações de dissertação no Mestrado da UASLP e participaram de bancas de dissertação. Os alunos do mestrado da UASLP tem enviado e publicado artigos científicos na revista do PPGD/Unesc. Os professores Lucas Machado Fagundes e Alejandro Rosillo Martínez publicaram obra em português e espanhol no Brasil e Colômbia respectivamente. O professor Antonio Carlos Wolkmer teve obra traduzida do português para o espanhol pelo professor Alejandro Rosillo Martínez. Os professores de ambos os programas também costumam participar em grupos de pesquisas como convidados em ambas as instituições (brasileira e mexicana) e por fim, o PPGD da Unesc recebeu dois alunos do mestrado em Direito da UASLP na forma de mobilidade acadêmica para período de pesquisa na Unesc com bolsa de instituição mexicana.
Convênio UBA: Com o doutorado em Ciencias Sociais da Universidade de Buenos Aires, o professor Lucas Machado Fagundes atuou como professor convidado em 2019, proferindo uma disciplina em parceria com o professor daquela instituição, Esteban De Gori. Após as atividades foram desenvolvidas propostas de pesquisa conjunta no Constitucionalismo latino-americano a serem desenvolvido em projeto que restou prejudicado o apoio financeiro por conta da pandemia, que será retomado a partir de 2023.
Encontra-se em tramitação a proposta de convênio com a seguintes instituições: Salento – Itália, Universidade de Sevilha – Espanha, Universidade Cooperativa de Colômbia, Universidade Autônoma da Cidade do Mexico, Universidad de Lanús (Argentina) e com a Universidade Autônoma Latino-americana da Colômbia. Também avançou-se no diálogo com pesquisadores(as) da Universidade do Minho – Portugal e da Universidade de Salamanca – Espanha.
DISCIPLINA EM ESPANHOL: A disciplina em espanhol Derechos Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano”, foi criada e é ofertada desde 2018, 2019 com a participação efetiva dos docentes visitantes do programa Alejandro Rosillo Martinez e David Sanchez Rubio e sob a responsabilidade dos Profs. Antonio Carlos Wolkmer e Lucas Machado Fagundes. Em 2021 a disciplina foi ministrada em rede com a participação de docentes e discentes da UALSP e da UNAULA - Universidade autônoma latino-americana Colômbia.
DOCENTES VISITANTES: O programa também conta como professores(as) visitantes internacionais desde 2017 (que constaram da APCN): Alejandro Rosillo Martinez (Universidade Autónoma de San Luis de Potosí, México e David Sanchez Rubio (Universidade de Sevilha – Espanha). Os citados professores constam da proposta do mestrado desde a sua submissão. A partir de 2023 a Profª. Dra. Alessandra Aparecida Souza Silveira – Universidade do Minho
(PORTUGAL) atuará formalmente como professora visitante do programa (ela já participa de algumas aulas, palestras e comissões científicas desde 2019).
PROFESSORES(AS) INTERNACIONAIS QUE REALIZARAM ATIVIDADES NO PROGRAMA: O Programa recebeu desde 2017 quase 60 pesquisadores(as) internacionais da América (Norte e Latina) - (EUA, Venezuela, Uruguai, México, Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai e Peru), Europa (Portugal, Espanha, Itália e França), Ásia (Macau – China) e África (Angola e Moçambique).
PROJETOS DE PESQUISA INTERNACIONAIS: Além dos projetos desenvolvidos e financiados pela Clacso, os docentes do programa estão atuando ou participando da construção dos seguintes projetos de pesquisa: a) Desenvolvimento Sustentável no Ensino Superior (projeto coordenado pelo Iscal – Portugal – instituição que possui convênio com a Unesc), em parceria com a Unesc e instituições de ensino superior de Portugal, Espanha, Argentina, Brasil e Chile. O PPGD participa com os professores Reginaldo de Souza Vieira e Dimas de Oliveira Estevam (colaborador); b) Políticas públicas de saúde com a UALSP (México) e instituições europeias – em construção – participação dos professores Lucas Machado Fagundes e Reginaldo de Souza Vieira.
PROMOÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS: O programa desde o início de seu funcionamento tem realizado diversos eventos internacionais, no âmbito de suas parceiras, grupos e redes de pesquisa. Destaca-se o Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, que em suas 4 edições contou com a participação de mais de 40 pesquisadores(as) internacionais. Suas edições de 2021 e 2022 tiveram mais de 1100 inscritos e em média 10.000 acessos nos seus diversos painéis. Contou com a presença de participantes da América Latina, Europa, Ásia e África. Teve um GT em espanhol nos últimos dois anos vinculado ao CLACSO.
Além dessas ações específicas realizadas pelos PPGD/UNESC e seus/suas docentes, a Unesc, possui acordos de cooperação internacional firmados. Atualmente, a UNESC mantém acordos internacionais com 43 instituições, situadas em 17 países. Destas, 11 instituições possuem acordos com os Cursos de Direito, sendo a principal delas a Universidade de Coimbra, situada em Portugal.
Angola: Instituto Superior Politécnico do HuamboSonangol; Argentina:Universidad de CienciasEmpresariales y Sociales, Universidad de la Matanza, Universidad Nacional do Rosário, Universidad Nacional de Avellaneda, Universidad de San Pablo; Áustria:MCI Manegement Center Innsbruck; Canadá:Quinsam Coal Corporation, University of Waterloo, University of Prince Edward Island; Chile: Universidad del Pacífico, Universidad de los Lagos; França, Université Panthéon-Assas Paris II, Universidade Rennes I; Espanha: Universidad de Santiago de Compostela, Università de León, Universidade Carlos III de Madrid, Universidade Autónoma de Barcelona; Estados Unidos: Claflin University, University of Texas Health Science Center at Houston; Irlanda: Institute of Technology Tralee; Itália: Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, Università per Stranieri di Perugia, Consiglio Nazionale Delle Ricerche, Università degli Studi di Firenze; México: Centro de Investigación en Química Aplicada – CIQA, Universidad Veracruzana; Portugal: Hospital Garcia de Orta, Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa – ISEG, Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, AURN (Associação das Universidades da Região Norte); Perú: Universidad Científica del Sur, Universidad Nacional de la Selva; Polônia: Jesuit University Ignatianum; República Checa: Jan Evangelista Purkyne University; Rússia: Nosov Magnitogorsk State Technical University; Uruguai: Universidad de la República.
Universidade de Buenos Aires-UBA
Universidade de Buenos Aires-UBA
Universidade Autônoma de San Luís Potosí – UASLP
Universidade Autônoma de San Luís Potosí – UASLP