O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em novembro de 2004, em nível de Mestrado e, em agosto de 2006, em nível Doutorado. O PPGCS está vinculado à Área de Medicina I e possui conceito 7 pela Capes.
Desde então, é um grande instrumento articulador da pesquisa biomédica, com pesquisadores de elevada capacidade técnico-científica que coordenam laboratórios de pesquisa nos quais alunos de Pós- Graduação desenvolvem seus projetos de pesquisa. Além disso, o PPGCS, por meio de seus orientadores e laboratório de pesquisa, proporciona o desenvolvimento e inclusão de alunos dos diversos cursos de graduação das ciências da saúde da Unesc, como alunos de iniciação científica. Além da sólida fundamentação teórica, nosso programa dá especial ênfase à produção de conhecimento científico e tecnológico e à consequente formação de pesquisadores.
Qualificar a pesquisa e a formação de recursos humanos na área da saúde para promover a inovação científica e tecnológica no contexto regional com alcance internacional. +
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc é proporcionar sólida formação técnico-científica e didático-pedagógica aos profissionais da área da saúde, capacitando-os à produção e divulgação do conhecimento científico e à docência nas ciências da saúde. Os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGCS englobam diversas áreas do conhecimento no intuito formar profissionais altamente capacitados, com perfis multidisciplinares dentro das Ciências da Saúde.
Conheça nossas linhas de pesquisa
Fisiopatologia
Neurociências
Estuda os mecanismos biológicos das doenças de forma a compreender o seu surgimento e sua evolução, no intuito de desenvolver melhores estratégias terapêuticas. Para isso, apoia-se em estudos pré-clínicos, clínicos e epidemiológicos.
Estuda o sistema nervoso central sob ótica que integra as ciências básicas e a clínica. Primeiramente, procura entender o funcionamento do cérebro normal para, então, compreender os processos patológicos e seu tratamento. Nas ciências básicas, apoia-se na Neuroquímica e Neurofisiologia, enquanto, na clínica, apoia-se na Psicologia, Neurologia, Neurocirurgia e Psiquiatria.