Em 2002 a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), deu início ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), em nível de Mestrado, que foi oficialmente recomendado pela CAPES em dezembro de 2001. O PPGCA possui característica interdisciplinar, tanto em função da diversidade na formação do seu quadro docente e conteúdo das disciplinas previstas, quanto diante da perspectiva necessária para a abordagem das questões socioambientais, fazendo parte da grande área Multidisciplinar da CAPES.
O PPGCA, no seu início, estava inserido na Área Interdisciplinar e em 2011 migrou para a Área de Ciências Ambientais (49.CAmb), que foi criada por meio da Portaria 081 de 6/junho/2011. O Programa teve seu doutorado recomendado pela CAPES em 2012 e iniciou sua primeira turma em 2013.
Decorridos alguns anos, o Programa apresentou respostas aos objetivos de sua implementação, titulando 257 mestres e 38 doutores oriundos das mais diversas áreas do conhecimento científico. Em agosto de 2023 o Programa contava com 23 mestrandos e 29 doutorandos em formação.
Nas avaliações do Comitê de Área, o PPGCA obteve nota 3 nos triênios 2004-2006 e 2007-2009; na avaliação trienal 2010-2012, obteve nota 4; na avaliação quadrienal 2013-2016 manteve a nota 4 e na avaliação quadrienal (2017-2020) obteve nota 5.
Para tais resultados (aumento da nota do mestrado e recomendação do doutorado pela CAPES) vale destacar, entre outros, as seguintes ações e procedimentos que iniciaram em 2012: a) aprovação e implementação do doutorado com Conceito 4; b) ampliação do quadro docente permanente com atuação em áreas de concentração estratégicas que contribuam na formação interdisciplinar do curso; c) consolidação e adequação das linhas de pesquisa; d) evolução na produção acadêmico-científica e intelectual dos docentes e discentes; e) reestruturação das disciplinas a partir de 2013 com o envolvimento de no mínimo dois docentes de linhas de pesquisa distintas e com maior ênfase na interdisciplinaridade; f) cumprimento dos prazos para as defesas de dissertação de discentes contemplados com bolsa; g) ampliação de sua demanda à outras regiões do Brasil e da própria Instituição; h) aumento na presença do Programa e de sua produção em congressos nacionais e internacionais; i) organização de eventos em nível regional/nacional promovidos pelo Programa; j) revitalização da Revista Tecnologia e Ambiente que está sendo publicada em meio digital no portal de periódicos da UNESC; k) envolvimento com a comunidade e inserção regional; l) integração com a graduação e egressos do Programa.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, tem a missão de formar profissionais qualificados, promovendo a pesquisa interdisciplinar, a fim de compreender, abordar e solucionar os desafios socioambientais contemporâneos, comprometida com a ética, inovação e responsabilidade social, para a conservação e restauração do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. +
Proporcionar aos estudantes uma formação especializada nas diversas áreas das Ciências Ambientais, com ênfase em conceitos, teorias e metodologias que abordem desafios contemporâneos.
Estimular a pesquisa em Ciências Ambientais, incentivando a produção de conhecimento original e inovador que contribua para o entendimento e a solução de questões socioambientais.
Fomentar a colaboração e o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, permitindo que os estudantes conheçam abordagens interdisciplinares na compreensão e resolução de problemas ambientais, bem como o respeito e o diálogo com outras formas de conhecimento não acadêmico, tais como aqueles oriundos dos povos originários e comunidades tradicionais.
Incentivar a criação e aplicação de tecnologias inovadoras que possam contribuir para a preservação e recuperação ambiental, bem como para o desenvolvimento sustentável.
Desenvolver projetos e pesquisas que visem à conservação da biodiversidade e à promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
Incentivar a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, promovendo a conscientização e ações coletivas para a conservação do meio ambiente.
Estimular a participação de discentes e docentes em espaços de gestão e formulação de políticas públicas ambientais.
Promover colaborações em âmbito regional, nacional e internacional para enriquecer o conhecimento global dos estudantes nas áreas de Ciências Ambientais.
Conheça nossas linhas de pesquisa
Ambiente Natural
Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
Esta linha de pesquisa engloba o estudo da biodiversidade e dinâmica de ecossistemas naturais, procurando alternativas e estratégias para o seu manejo. Valoriza a interação com as populações humanas do entorno com o objetivo de conservar tanto o ambiente natural como os conhecimentos tradicionais associados. Busca, dessa forma, gerar resultados que contribuam na definição de políticas públicas e ações concretas para a restauração de ecossistemas degradados, a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos naturais.
Estuda interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais. A partir de análises das formas e relações entre planejamento urbano e planejamento ambiental, procura estudar a questão urbana no contexto regional na busca do entendimento da relação cidade-campo. As pesquisas organizam-se nas temáticas: saúde e ambiente, planejamento e gestão urbanos, sustentabilidade, cidadania, comunicação, educação ambiental e definição de políticas públicas, no sentido de contribuir e sugerir mecanismos técnicocientíficos capazes de viabilizar propostas, visando a solução dos problemas socioambientais do mundo moderno na perspectiva interdisciplinar.