Impactos na Sociedade

O programa prioriza o desenvolvimento de pesquisas que respondam a problemas socioambientais relevantes para a sociedade. Por meio de ações de extensão, eventos, cursos e projetos aplicados, os pesquisadores atuam para melhorar a qualidade de vida das populações locais, promovendo educação ambiental e soluções de gestão sustentável de recursos. Com isso, o programa contribui diretamente para o fortalecimento de políticas públicas e práticas beneficiam a sociedade como um todo, com ênfase no desenvolvimento regional sustentável.

Impacto social

A formação em Ciências Ambientais contribui para uma sociedade mais consciente e informada sobre a importância da sustentabilidade. Por meio de projetos focados no impacto social, o programa capacita seus alunos para atuar como multiplicadores de práticas sustentáveis, envolvendo comunidades e instituições no desenvolvimento de soluções que melhoram a vida das populações, priorizando aquelas em condição de maior vulnerabilidade, tendo em vista as grandes transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho, das novas tecnologias e também diante dos efeitos cada vez mais presentes dos extremos climáticos, tendo também como perspectiva, a redução das desigualdades socioambientais e as assimetrias e injustiças ainda muito presentes, tais como de gênero, raça, etnia, e condição social, entre outras.

Impacto e caráter inovador

O nosso programa estimula o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos, buscando ser um espaço de reflexão e agente catalisador para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que atendam às necessidades da sociedade moderna. As pesquisas desenvolvidas no programa visam inovações que melhorem a gestão de recursos naturais, a conservação do meio ambiente, a restauração ecológica, e para uma maior resiliência e sustentabilidade da vida urbana, além de criar soluções tecnológicas aplicáveis nos vários setores econômicos, de maneira a contribuir para um desenvolvimento mais limpo e eficiente.

Impacto econômico

Ao propor soluções para problemas socioambientais e de gestão de recursos, o programa busca estar em sintonia com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU – a Agenda 2030, e desta forma contribuir para a economia sustentável em todas as suas dimensões, com a geração de empregos e renda em setores que priorizam práticas ecologicamente responsáveis. As inovações propostas e desenvolvidas, além de atrair investimentos para pesquisa e desenvolvimento, também beneficiam setores produtivos locais, aumentando a competitividade das empresas e promovendo uma economia social e ecologicamente em equilíbrio, e resiliente, diante das rápidas transformações e da necessidade de adaptação às mudanças em curso, seja de ordem climática, seja de ordem tecnológica e de formação profissional e educacional.

Impactos culturais e para conservação da sociobiodiversidade

O programa contribui com pesquisas básicas e aplicadas, estudos e soluções que abordam e articulação e diálogo de saberes com os conhecimentos tradicionais e locais, a valorização da cultura, a conservação da sociobiodiversidade, a gestão e governança das águas, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis e resilientes.