Feira da Inovação marca última noite da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Fechando em grande estilo a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi realizada na noite desta sexta-feira (25/10) a Feira da Inovação com a apresentação de 12 ideias focadas nas mais variadas atividades. Por meio dos chamados “pitches”, apresentações das propostas focadas na inovação resumidas em três minutos de fala por parte de seus criadores, foram avaliadas propostas que vão desde o desenvolvimento de jogos e torneios, até aplicativos que auxiliem caminhoneiros e plataformas que facilitem o agendamento de consultas médicas ou atendimentos em restaurantes. A ação foi comandada pelo facilitador Igor Drudi e avaliada por convidados com experiência no ramo de inovação.
A Feira da Inovação está em sua sexta edição e tem o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por representantes da Universidade como da comunidade externa. Os vencedores da atividade, Fábio Henrique Pereira, Natalie dos Santos Lima e André Kaufmann da Luz, propositores da ideia Gerenciamento inteligente de rotas, receberão apoio da Unesc para pôr em prática a sua ideia, além de bolsas e premiações.
Ao prestigiar o evento e acompanhar a apresentação das ideias, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se mostrou feliz pelo novo formato adotado pela Feira e pelo prestígio do evento. “Fico muito feliz que os nossos sonhados projetos vêm acontecendo de fato com as provocações que viemos trazendo. A Universidade vem em um movimento muito bacana nesse sentido e logo estará lançando um edital de fomento à inovação, o que poderá abraçar ideias lindas como essas apresentadas neste dia”, pontuou.
As demais ideias selecionadas e apresentadas nesta edição foram “Choice - a escolha inteligente”, “Empresa de desenvolvimento de jogos massivos hiper casuais: ColdSkin”, “Gerenciador de Torneios”, “Imobes - Descobrimos o lugar ideal para você morar”, “Jogo do Licenciamento Ambiental”, “Maitre - Plataforma Online para otimizar o tempo em restaurantes”, “Plataforma Agendamento Consultas Online CloseToMe”, “Robot”, “Soul Med”, “Utilização da casca e semente do mamão para o desenvolvimento de uma farinha para ser adicionada em pães” e “Webgeo.io plataforma de geoprocessamento para coleta e publicação de dados espaciais na Internet”.
Semana de Ciência e Tecnologia é encerrada com agradecimentos na Unesc
O último dia da 10ª STC da Unesc contou ainda com um momento de homenagens aos envolvidos. No final da tarde desta sexta-feira a coordenação do evento reuniu professores, alunos e colaboradores no hall do Bloco Administrativo da Universidade para agradecimentos especiais a todos que colaboraram para mais uma edição de sucesso do maior evento acadêmico da Instituição.
Das mãos da coordenadora geral do evento, Merisandra Côrtes de Mattos, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, e da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, os envolvidos na Semana receberam uma rosa amarela, simbolizando a amizade e a união da equipe, e um certificado de participação.
A avaliação dos trabalhos realizados ao longo dos cinco dias de programação, para o diretor, mais uma vez a alegra a Universidade. “Recebi feedbacks muito positivos de acadêmicos, funcionários, técnicos administrativos e avaliadores de outras instituições. Todo esse resultado, que vem crescendo a cada ano, só foi possível graças ao trabalho de cada um de vocês. Deixo nosso muito obrigada a cada um dos participantes”, pontuou Oscar.
O sentimento de dever cumprido, conforme a pró-reitora, toma conta da equipe que finaliza mais uma SCT de bons resultados. “Registro nossa gratidão e nosso orgulho pelo trabalho acadêmico desenvolvido com muita seriedade ao longo desses dias. Como diz a nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta, eventos como esse promovem significado para o nosso fazer diário. Que venha 2020 com mais uma SCT maravilhosa como foi essa”, destacou Indianara.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 25 de outubro de 2019 às 22:01Arthur Igreja destaca os principais erros e acertos em busca da inovação
Um dos pontos altos da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc aconteceu na noite desta quinta-feira (24/10) no Auditório Ruy Hülse. O local recebeu a palestra “Inovação Disruptiva e o Futuro dos Negócios” sob comando de Arthur Igreja. Na oportunidade o palestrante compartilhou com acadêmicos, professores, colaboradores e comunidade externa diversas questões ligadas à inovação, desde os principais mitos até as estratégias mais assertivas sobre o assunto.
A corrida em busca da inovação, conforme Arthur, tem trazido à tona diversos exageros por parte das empresas. “O que vemos são falas exageradas e poucas pessoas trabalhando, de fato, com coisas inovadoras. Ao trazer hoje informações sobre as principais características das empresas com mais inovação no mundo o que posso lhes garantir é que elas usam coisas simples e pouca tecnologia, ao contrário do que parece pelo que ouvimos sobre o assunto”, destacou.
Ao tentar criar um novo negócio, mais do que ir à fundo na busca por questões a serem resolvidas, para Igreja, o foco deve ser nas situações que já existem e estão diante dos olhos de todos. “Não crie problemas novos. Não pense que as pessoas ‘devem’ ter tal problema. Trabalhe em problemas reais. As empresas de sucesso estão atuando com situações verdadeiras, muitas que já existem há séculos. São olhares novos para problemas velhos”, resume.
Diferentemente do pensamento comum de que inovar exige grandes investimentos, de acordo com o palestrante, a atenção do profissional deve estar voltada ao comportamento do consumidor. “Quem dá as respostas são as pessoas, quem consome, quem temos que observar. Muitas vezes vislumbramos o futuro, mas não observamos o presente e é agora que as coisas acontecem”, defendeu Arthur.
Ao chamar a atenção para a necessidade de observar o que as pessoas querem e precisam em seu cotidiano, Arthur destaca ainda a importante de conhecer de perto o público que se deseja atingir. “Antes de tudo você tem que ser especialista em Criciúma e região. Para algo dar certo você tem que conhecer de perto o público exato que quer abraçar, já que no Brasil os comportamentos são muito diferentes nos locais e isso pode fazer total diferença no resultado”, recomendou.
Ainda entre as valiosas dicas deixadas pelo especialista estiveram as informações sobre a importância da conveniência no sucesso das empresas. “Todas as empresas de sucesso oferecem conveniência ao seu usuário. Serviços que estão bobando oferecem possibilidades que há cinco anos seria considerações muito luxo, como o Uber, por exemplo. Isso prova que o que faz a diferença é simplificar a vida das pessoas”, destacou.
Para Arthur, as empresas que pensam em inovação precisam prioritariamente atentar para a escuta qualificada da opinião de funcionários e clientes e no foco de suas atividades. “Não se metam em fazer duas coisas. As organizações de sucesso hoje resumem seu trabalho em solucionar um problema de cada vez e em ouvir as ideias daqueles que fazem parte do processo”, completou.
Conhecimentos bem-vindos
A presença de Arthur Igreja na Unesc na 10ª STC, para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Oscar Montedo, significou grande honra e aprendizado. “Foi absolutamente oportuno trazê-lo para absorvermos um pouco de todo esse conhecimento que ele tem a compartilhar. Espero que possamos transferir esses ensinamentos para tudo que fizermos em nome da Instituição”, apontou.
A promoção da palestra contou com a parceria do Sebrae Criciúma. Ainda na noite desta quinta-feira a Universidade oficializou o agradecimento por mais uma oportunidade de colaboração entre as instituições, entregando uma placa ao coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.
Arthur Igreja também recebeu uma placa de agradecimento pela participação na STC.
Último dia de atividades
Após quatro dias de intensa programação, a 10ª STC será encerrada nesta sexta-feira (25/10). A agenda do dia integra atividades de todas as áreas do conhecimento e pode ser conferida no site.
Confira as temáticas que serão abordadas nas atividades deste último dia:
- Ensino-aprendizagem de estratégias de leitura
- Lei Maria da Penha e as políticas de atendimento nas Delegacias de Polícia.
- O Conceito de divisão a partir da atividade de ensino e a proposição Davydoviana
- Você sabe o que é extensão?
- IV Workshop de Arqueologia - Dentes, ossos e significações: Arqueologia e ciências da saúde
- Análise Inferencial I no Software IBM SPSS: Testes Paramétricos
- Libras: Primeiro Contato
- Material Didático Pedagógico em Ciências e Educação Ambiental
- A importância dos biomarcadores para o diagnóstico dos transtornos de humor
- Conferências de Saúde e Controle Social: o direito à saúde do Brasil ESGOTADO
- Experiência exitosa: realização de teste rápido da hepatite C em pacientes diabéticos que retiram medicamentos na farmácia judicial de Criciúma/ SC.
- Construfase - uma história de sucesso
- BOOTCAMP - Design Thinking
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 24 de outubro de 2019 às 23:05Tenda da Extensão: Um espaço para a troca de conhecimento e divulgação de projetos
Os projetos comunitários da Unesc estão sendo apresentados durante a 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) em um espaço especial, localizado no hall dos blocos XXI: a Tenda da Extensão. O local chama a atenção pelo colorido e aconchego e recebe, além dos banners e apresentações dos estudantes, pessoas da comunidade que participam de atividades da Unesc em seus bairros e utilizam o espaço para compartilhar suas experiências e saberes com a comunidade acadêmica e visitantes da SCT.
Na manhã desta quinta-feira (24/10), o presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade Mineira Velha, Luiz Lima e os diretores da entidade, Antonio João Domingos e Edson Cardoso, estiveram na Tenda da Extensão para compartilhar com os acadêmicos e professores da Unesc a história do bairro e as informações contidas no livro “A Cidade dos Mineiros”, de autoria de Dirlene Brunelli, Clemente Borges e Luiz Lima. Os três participam do projeto de extensão “Diálogos Urbanos”, e afirmam que a parceria com a Instituição é fundamental para o resgate da memória do bairro.
A roda de conversa teve a participação da professora da Unesc e participante do projeto “Diálogos Urbanos”, Amanda Castro dos bolsistas Vinicius Valentim, estudante de Psicologia e Maique Silveira, aluno de Direito.
A diretora de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, afirma que a SCT é um evento muito importante para a Universidade e como tal, a extensão não poderia ficar de fora. “A Tenda veio resgatar todos os movimentos que a Unesc faz. Os nossos extensionistas estão usufruindo do espaço, apresentando seus projetos e trocando experiências. O local vai receber também pessoas da comunidade o que é importante, porque nós precisamos ouvi-los e a partir dessas demandas construir as nossas propostas para a comunidade”.
Segundo a assessora da Diretoria de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, a Tenda foi pensada para acolher. “A base da extensão é o diálogo e não tem como fazê-lo se o ambiente não está acolhedor. As pessoas estão usando o espaço e interagindo. Trazemos aqui o espirito da extensão que é o contato. Falar em extensão é falar de pessoas”.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2019 às 18:22Rádio Araranguá transmite programas ao vivo da Universidade
A 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc segue sendo pauta na imprensa regional. Na manhã desta quinta-feira (24/10), a equipe da Rádio Araranguá esteve no campus, de onde transmitiu dois programas: Dia a Dia com Você e Estúdio 1290.
Confira os programas na íntegra
No programa Dia a Dia com Você, o apresentador Saulo Machado falou com a coordenadora da SCT, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, que convidou a comunidade para a palestra desta quinta-feira, às 19h15, com Arthur Igreja. O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, também participou do programa, falando sobre o 4º Talento Musical.
No Programa Estúdio 1290, o jornalista Lucas Casagrande entrevistou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, minutos antes do início da cerimônia de lançamento do livro “Inserção Curricular da Extensão – Aproximações teóricas e experiências – Volume XI”, do qual Luciane e o professor Reginaldo Vieira são organizadores.
O professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e do curso de graduação em Ciências Biológicas, Fernando Carvalho, abordou o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo PPGCA e as atividades do curso. Casagrande ainda recebeu em seu programa o coordenador do curso de Gastronomia da Unesc, Marco Antônio Silva, que falou sobre o curso e da palestra com chef Claude Troisgros, que ocorrerá em em Nova Veneza, no dia 29 de outubro, e a assessora da Diretoria de Cultura, Extensão e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, que abordou o trabalho da Universidade na área de extensão.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 24 de outubro de 2019 às 16:00Projeto Tamar compartilha experiências no Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia
Em mais uma ação fruto da parceria entre a Unesc e o Projeto Tamar, foi realizada, na noite desta quarta-feira (23/4), uma palestra com foco no compartilhamento de experiências de integrantes do Projeto com a comunidade Acadêmica. A atividade integra o segundo Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia, que faz parte da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc).
O evento, realizado no miniauditório do Bloco S, reuniu professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geografia, História, Direito, professores, além de acadêmicos dos cursos de pós-graduação e profissionais de áreas relacionadas interessados em aprender sobre a temática “Ações realizadas pelo Projeto Tamar para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas”.
Receber um representante do projeto para dividir seu conhecimento no Ciclo de Palestras, para a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, foi uma grande honra, já que a parceria do Museu com o grupo já é consolidada. “Esse é um projeto muito relevante a nível nacional e internacional e muito nos orgulha por ser nosso parceiro”, destacou.
A intenção ao fazer o convite para a contribuição na STC, de acordo com a professora, foi promover uma reflexão. “Nosso foco com a proposição é discutir sobre até que ponto a utilização dos recursos naturais pode estar aliada com um desenvolvimento sustentável”, salientou.
Quatro décadas de cuidado com a vida marinha
Integrante do Projeto há seis anos, o executor técnico Daniel Vagner foi o responsável por trazer até a Universidade alguns dos conhecimentos obtidos ao longo de quase 40 anos de atividades. Daniel explicou detalhes sobre o surgimento da ideia de trabalhar na conservação de tartarugas marinhas desde os primeiros passos dados. “Um dos diferenciais do projeto e que é levado a sério até hoje é o contato próximo com as pessoas das comunidades nas quais chegamos a procura das tartarugas. Temos a comunidade sempre como nossa aliada e o conhecimento dessas pessoas que estão lá e conhecem de perto seu território faz toda a diferença, assim como foi o segredo do sucesso lá no início”, comentou.
O trabalho abordado por Daniel está presente em 25 localidades no Brasil, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Na última semana a equipe completa que atua no Tamar em Florianópolis esteve na Unesc em visita ao Museu de Zoologia, experiência também destacada por Daniel. “O Museu da Universidade é referência no trabalho que desenvolve. Conhecer de perto e perceber a dimensão que esse trabalho atinge nos deixou muito felizes e realmente admirados pelo empenho desses profissionais”, destacou.
Minicurso sobre expressividade da fala integra programação
Também na noite desta quarta-feira a extensa programação da STC contou com o minicurso “Expressividade da fala e poder pessoal”, ministrado por Teresa Pesenti. A fonoaudióloga, especialista em voz, abordou o desenvolvimento da consciência sobre a forma como as pessoas se expressam e sonoramente se mostram ao mundo pode ampliar o protagonismo nas situações comunicacionais nas quais estamos envolvidos.
A atividade foi prestigiada especialmente por acadêmicos do curso de Psicologia, para quem Teresa destacou que “a forma como a pessoa fala conta a sua história cultural e a voz conta sua história individual”.
Ainda entre as atividades da noite foram apresentados pôsteres de variadas áreas do conhecimento.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 23 de outubro de 2019 às 21:47