Adelaide. Austrália
A professora doutora Tatiana Barichello foi convidada para ministrar uma aula, na última segunda-feira na Universidade Flinders localizada em Adelaide, no sul da Austrália. O convite veio do também brasileiro Julio Licinio, que é professor de psiquiatria na mesma universidade. Julio Licinio é também professor de psiquiatria clínica na escola de medicina da Universidade do Novo Mexico, professor adjunto de psiquiatria no Centro de Ciência da Saúde em Houston da UT (Universidade do Texas), e professor visitante de psiquiatria da Universidade do Minho, em Braga. Licinio também é o fundador e editor-chefe atual de três revistas do Nature Publishing Group, a Molecular Psychiatry, Translational Psychiatry, e a Pharmacogenomics Journal. Com muito prazer e dedicação que nossa professora representou a equipe de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências da UNESC e pode explanar para o público ali presente sua linha de pesquisa e alguns de nossos resultados.
Por: Allan Minatto Collodel 31 de agosto de 2016 às 16:53Inscrições abertas para Simpósio de Neurociências sobre saúde mental da mulher
Profissionais, professores, estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde podem conhecer mais sobre saúde mental em evento realizado na Unesc nos dias 23 e 24 de setembro. O 14º Simpósio de Neurociências traz como tema “Saúde Mental da Mulher: O equilíbrio entre o corpo e a mente” e está com inscrições abertas até 9 de setembro (com desconto).
O evento tem como objetivo colaborar na promoção e na assistência integral da saúde mental da mulher e ajudar a sensibilizar o publico feminino sobre os problemas de saúde mental. O Simpósio é referência na região e traz, em todas as edições, profissionais renomados para discutir os assuntos e pesquisas relacionadas ao tema.
“Saúde mental da mulher: uma abordagem epidemiológica”, “Avaliação clínica na mulher: saúde mental”, “Câncer de mama e transtornos mentais”, “Transtornos psíquicos e ciclo reprodutivo feminino”, “Aspectos psíquicos no casal infértil”, “Transtornos relacionados ao estresse e ao trauma na mulher”, “Depressão e ansiedade na gestação e pós-parto” e “Transtornos de personalidade e de gênero na mulher” são alguns dos assuntos tratados em debates e palestras.
O Simpósio tem o apoio do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), Laboratório de Neurociências, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), Instituto de Neurociências João Quevedo, Bio Sul Científica e URC.
Inscrições, programação e mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2016 às 21:38Tese de Doutorado
No último dia 25 agosto Zuleide Maria Ignácio defendeu sua tese de doutorado intitulada “Estudo Pré-Clínico da Quetiapina como Estratégia Farmacológica no Tratamento da Depressão”. Os estudos foram realizados no laboratório de Neurociências da Unesc e orientado pelos professores Dr. João Quevedo e Dra. Gislaine Z. Réus.
A agora Dra Zuleide pesquisou os efeitos da quetiapina, um antipsicótico atípico, sobre o comportamento do tipo depressivo em ratos submetidos à privação dos cuidados maternais nos primeiros 10 dias de vida. Além dos efeitos sobre o comportamento, foram pesquisadas as ações da quetiapina sobre parâmetros epigenéticos alterados em animais submetidos ao estresse de privação materna. Também foi investigada a ação da quetiapina na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em ratos não submetidos a estresse. O estudo revelou que a privação materna induziu efeito tipo depressivo na vida adulta e provocou alteração de parâmetros epigenéticos no hipocampo dos animais. Segundo a literatura científica, a alteração desses parâmetros epigenéticos hipocampais está relacionada com redução da transcrição de genes e, possivelmente, com a redução da neurogênese no hipocampo. A quetiapina como monoterapia apresentou efeito tipo antidepressivo nos animais e reduziu as alterações epigenéticas induzidas pelo estresse no início da vida. Além disso, a quetiapina exerceu efeito positivo na cadeia respiratória mitocondrial e no balanço oxidativo em regiões cerebrais envolvidas com a depressão e outros transtornos de humor.
A Unidade de Pesquisa em Depressão parabeniza Zuleide e agradece a todos pela colaboração nos estudos! Zuleide que é já é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul continuará fazendo trabalhos em colaboração com o Neurolab.
Por: Allan Minatto Collodel 30 de agosto de 2016 às 13:59Integrantes do Neurolab palestram da VIII Jornada de Psicologia e III Congresso de Psicologia da UNESC
Está acontecendo na UNESC a VIII Jornada de Psicologia e III Congresso de Psicologia, iniciou no dia 23 e vai até dia 27/08/16. E na quinta-feita, dia 25/08/16 a psicóloga e doutoranda Cenita Borges e a aluna de nutrição e IC Louyse Damazio do laboratório de Neurociências ministraram um mini curso com a tema Síndrome Pré-Menstrual e Transtorno Disfórico Pré-menstrual da Psicologia à Nutrição. O mini curso foi sucesso e as palestrantes receberam um presente especial da coordenação da Jornada.
Confira a galeria de fotos!
Por: Cenita Pereira Borges 26 de agosto de 2016 às 17:32
Câncer e mama e transtornos mentais
O XIV Simpósio de Neurociências na Interface Cérebro e Mente que será nos dias 23 e 24 de setembro de 2016 no auditório Ruy Hulse – UNESC terá a presença do palestrante Erik Poul Winnikow. Médico Mastologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia desde 2002. Professor do curso de medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Terá como título de sua palestra: Câncer de mama e transtornos mentais.
Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/583
Por: Allan Minatto Collodel 26 de agosto de 2016 às 11:48