Defesa de mestrado
Fim de ano chegando, finalizando os trabalhos da equipe de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências. Fechamos o ano com a defesa do mestrado de nossa aluna Roberta do Espirito Santo Abreu. Aluna de MINTER da Universidade de Rio Verde orientada pela profa. Dra. Tatiana Barichello, apresentou seu trabalho intitulado “Avaliação dos efeitos do lítio e tamoxifeno sobre parâmetros comportamentais e neurotrofinas em modelo experimental de meningite pneumocócica”. Depois de uma bela apresentação e ótima arguição seu trabalho foi aprovado. Parabéns Roberta e toda a equipe do laboratório de Neuroinfecção.
Por: Allan Minatto Collodel 21 de dezembro de 2016 às 10:26Aluna de Iniciação Científica da unidade de Transtorno Bipolar recebe menção honrosa.
Nessa segunda-feira (12/12/2016), aconteceu a cerimônia de premiação da VII Semana de Ciência e Tecnologia (SCeT). A aluna de iniciação científica da unidade de Transtorno Bipolar Bruna Romagna Peterle teve dois trabalhos premiados. Na modalidade pôster-pesquisa, foi premiado o trabalho intitulado "Estudo das alterações mitocondriais e dos parâmetros de estresse oxidativo em partículas submitocondriais de linfócitos de pacientes ambulatoriais com transtorno bipolar.", já na modalidade relato de ensino - pôster, foi premiado o trabalho "VIVERSUS - vivências do sistema único de saúde no município de Siderópolis - SC." Parabéns Bruna.
Por: Allan Minatto Collodel 16 de dezembro de 2016 às 09:52Anvisa libera importação de remédios feito com substâncias da maconha
No dia 05 de dezembro foi publicado pela Anvisa a atualização da lista de produtos com canabidiol que possuem um processo mais simples de autorização pela Anvisa. A lista inclui os produtos mais frequentemente importados por pacientes brasileiros que precisam de acesso ao canabidiol. A relação abaixo traz a lista atualizada dos 11 (onze) produtos à base de canabinóides que passarão a constar do Anexo I da RDC 17/2015. Nenhum destes produtos tem registro no Brasil ou passou por teste clínico aprovado pela Anvisa, são apenas produtos que já tiveram autorização de importação anterior por parte da Agência.
CibdexHemp CBDComplex; HempBlend; Real Scientific Hemp Oil (RSHO) CBD; RevividLLC HempTincture; CBDRX CBDOil; Charlotte Web HempExtract; EndocaHempOil; ElixinolHempOilCBD; EVR HempOilCBD; Mary’s Elite CBD Remedy Oil; PurodiolCBD.
O famoso Canabidiol já foi objeto de pesquisa pela unidade de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências da UNESC. Maiores estudos sobre seus possíveis benefícios precisam ser melhor elucidados.
Por: Allan Minatto Collodel 14 de dezembro de 2016 às 14:46Como o S. pneumoniae invade o cérebro
Streptococcus pneumoniae é a principal causa de meningite bacteriana. Os mecanismos pelos quais os pneumococos da corrente sanguínea penetram na barreira hematoencefálica para atingir o cérebro não são totalmente compreendidos. A adesão mediada pelo receptor das bactérias ao endotélio cerebral é considerada um evento chave levando ao desenvolvimento da meningite. Este estudo, publicado em abril deste ano na revista Trends Microbiol, visa discutir avanços e perspectivas recentes relacionados às interações de S. pneumoniae com a barreira hematoencefálica durante os eventos que levaram à meningite. Ao todo, os dados disponíveis sugerem que, ao definir com precisão as vias pelos quais S. pneumoniae adere a receptores específicos, pode ser possível interferir com os respectivos mecanismos e desenvolver estratégias para prevenir ou mesmo curar a meningite pneumocócica. A equipe de Neuroinfecção do Laboratório de Neurociências da UNESC busca sanar essas dúvidas através de modelo pré-clinico da meningite pneumocócica.
Mais informações: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26804733
Por: Allan Minatto Collodel 07 de dezembro de 2016 às 15:47Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.
Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora
Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.
Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.
No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas
Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Como foi feito o estudo
A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.
A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57