A exposição abrirá no dia 22 de outubro com encerramento no dia 24, funcionando das 8:30h às 21h.
Trará temas como ocupação no Sul de Santa Catarina, Arte Rupestre, Alimentação, Matemática na Pré-História, Comunidades Tradicionais, Geoprocessamento entre outros. Desta forma, evidenciando que a arqueologia é uma ciência plural que dialoga com diversas áreas do conhecimento.
Aconteceram nos dias 23 e 24 de outubro. Ver horários em Programação.
Ocorreram no dia 23/10, tendo como público estudantes do Ensino Fundamental I e II. As oficinas terão duração de uma hora e serão divididas em:
Confecção de cerâmica arqueológica: Os participantes terão contato com a matéria-prima (argila) e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas.
Arte Rupestre: Atividade lúdica que visa demonstrar aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.
Vivência em escavação simulada: Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.
Diálogo Arqueológico: Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.