O VI Seminário de Leitura e Produção Textual – SELEP – tem como propósito socializar resultados de estudos decorrentes dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientados por docentes da UNESC e de grupos de pesquisa pertencentes a cursos de licenciatura e programas de pós-graduação Stricto Sensu de Criciúma e região.
O percurso rumo à consolidação do evento iniciou em 2008 com o I SELEP, o qual trouxe para a discussão os dilemas do ensino de gramática na sala de aula. A segunda edição foi em 2011; contou com mesas-redondas e minicursos como parte da programação. O tema central foi a produção de sentidos e o leitor.
Na terceira edição, ocorrida em 2013, o SELEP colocou em evidência a estreita relação entre Língua(gem), Literatura e Ensino, haja vista que as práticas de produção (escrita e fala) e de recepção (escuta e leitura), necessariamente, requerem interação entre essas dimensões nos espaços escolares.
No ano de 2015, em sua quarta edição, o SELEP abriu mais ainda o seu escopo teórico, com a temática (Língua)gem e Arte, por entender que são áreas cuja aproximação é estreita no que tange às mais diversas manifestações artísticas.
Em 2017, quinta edição do SELEP, discutiram-se a língua e a linguagem numa perspectiva voltada efetivamente para a prática da sala de aula, numa parceria com o curso de Pedagogia, com vistas às experiências de estágio e de docência de professores da região e dos mais variados lugares do Estado e do país.
Na edição de 2019, alusiva aos 45 anos do curso de Letras, o tema central será “Leitura do mundo – leitura da palavra”, com atividades voltadas à memória do educador Paulo Freire.
Comissão Organizadora.