Exposição Ocupação Humana Pré-histórica e Histórica: Arqueologia e as Comunidades Tradicionais
A exposição ocorrerá durante os períodos matutino, vespertino e noturno, onde serão apresentados amostra da cultura material das populações tradicionais que habitam o Extremo Sul Catarinense, algumas desde de pré-história como é o caso de diversas etnias indígenas, e outras históricas, a exemplo, as populações Afro- descentes. A arqueologia, por meio da cultura material, procura entender as relações sociais e culturais nos processos de ocupação humana ao longo do tempo. Neste sentido, compreende as transformações culturais que se estendem da pré- história a contemporaneidade. A proposta da Exposição no III Workshop de Arqueologia é apresentar como esta ciência pode contribuir com as lutas por reconhecimento de povos Indígenas e Quilombolas, colaborando na redução das desigualdades vivenciadas por estas populações. Considerando a Arqueologia uma disciplina que uni diferentes esferas do conhecimento, entre elas a tradicional e a cientifica, neste evento se propõe ainda evidenciar as comunidades tradicionais como atores sociais integrantes do processo de ocupação do território brasileiro bem como, essenciais a ciência arqueológica.
Oficinas de Arqueologia: As oficinas terão duração de uma hora e serão divididas em:
Confecção de cerâmica arqueológica: Os participantes terão contato com a matéria-prima (argila) e com a técnica de confecção de vasilhames cerâmicos própria das populações ceramistas.
Arte Rupestre: Atividade lúdica que visa demonstrar aos alunos como as populações antigas utilizavam os recursos existentes na natureza para confeccionar instrumentos e pigmentos (tinta) para a realização de pinturas, tanto em suportes rochosos quanto em seus próprios corpos, ampliando nos alunos as percepções sobre esta dinâmica específica dentro do âmbito cultural destas populações.
Vivência em escavação simulada: Esta atividade consistirá na participação dos integrantes em uma escavação arqueológica, onde poderão ter contato, de forma prática, com noções e técnicas do cotidiano da pesquisa arqueológica em campo.
Diálogo Arqueológico: Este espaço, aberto aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas da região e demais público interessado, ocorrerá durante o dia 25 de outubro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e contará com discussões sobre o tema Arqueologia e as Comunidades Tradicionais - Ciência para a Redução das Desigualdades.