Os membros dos Grupos de Pesquisa HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (GRUPEHME) e PATRIMÔNIO CULTURAL: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS (cadastrados no CNPq), bem como o Centro de Memória e Documentação da UNESC-CEDOC, vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio educativo e cultural de Santa Catarina.
Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos têm-se oferecido palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina-virtual (CEMESSC). O I, II e III Colóquio organizados pelo GRUPEHME versaram sobre os temas História da Infância (2007), História e a Memória Docente (2009) e Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011). Na edição do IV COLÓQUIO, o GRUPEHME estreita a atuação junto ao Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e ao CEDOC, apresentando o tema: Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades.
Identificar e refletir acerca das experiências de preservação do patrimônio educativo e cultural;
Compreender a importância da preservação dos lugares de memória do patrimônio cultural como direito à memória;
Provocar interesses de pesquisa entre acadêmicos/as e/ou educadores/as sobre o patrimônio educativo e cultural da região.
Público alvo: Pesquisadores/as de história, da educação e da história da educação; professores/as de todos os níveis de ensino, acadêmicos/as dos cursos de licenciatura e educadores/as em geral.
Experiências de preservação da memória escolar: esse eixo temático aborda estudos que envolvem pesquisas relacionadas às memórias escolares, às práticas docentes, às produções culturais de alunos e alunas, às histórias de instituições de ensino, aos currículos escolares entre outros. A cultura do descarte das memórias tem sido uma prática rotineira na vida escolar, mas diversas são as formas que buscam seus indícios, algumas relacionadas com a história oral de vida de professores /as e alunos/as, outras são aquelas que investigam a documentação das escolas e conseguem, a partir de indícios, oferecer visibilidade à trajetória dessas instituições.
Educação Patrimonial e educação escolar: esse eixo busca contemplar estudos que alcançam iniciativas de construção de arquivos, museus e centros de memórias, bem como experiências de educação patrimonial relacionadas às memórias da educação. Na luta pela preservação dos lugares de memória da educação encontram-se construções de museus escolares nas próprias escolas e ou de forma virtual, bem como experiências de arquivos. No entanto, a educação patrimonial que envolve orientações de preservação e valorização dos documentos escolares tem tentado garantir que os trabalhos de memórias possam legitimar identidades.
Arte, cultura e educação: identidade e memória: este eixo temático busca valorizar pesquisas e estudos que abordam a educação para a arte e para a cultura, experiências de identidade e memória na arte. A ênfase na experiência em educação através da arte, contemplando a identidade, a memória como caminho para o conhecimento e a pesquisa na educação.