imagem do site

Programação

18 de outubro - Terça-feira

Atividade: Palestra de abertura
Horário: Das 14h às 16h
Ministrante: Prof. Dr. Alexandre Costi Pandolfo – “Teoria Crítica e Formação Cultural”.
Professor e estudante. Escritor e pesquisador. Doutor em Letras/Teorias Críticas da Literatura (PUCRS, 2016), atuando como pesquisador-bolsista do CNPq. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS, 2007), tendo sido pesquisador-bolsista do PIBIC/CNPq. É Mestre em Criminologia e Controle Social (PUCRS, 2010, bolsista CAPES). Durante o doutorado realizou período de intercâmbio na Humboldt-Universität zu Berlin como bolsista do PDSE/CAPES. Entre os anos de 2010 e 2011 lecionou Ciência Política e Direito Penal como Professor Substituto na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133902Z2
Local: Bloco P, Sala 19

Atividade: Intervalo
Horário: Das 16h às 16h30min

Atividade: Tarde Cultural
Horário: Das 16h30min às 18h30min
Sarau – Expressividades artísticas e vestígio formativo

Atividade: Minicursos
Horário: Das 19h às 21h

Gênero, Diversidade e Ações Afirmativas
Local: Bloco P, sala 19
Teoria Crítica e Educação Aberta
Local: Bloco O, sala 1

19 de outubro - Quarta-feira

Atividade: Comunicação oral
Horário: Das 13h30min às 16h

Eixo temático: Formação Docente (Clique aqui e confira a Programação de Apresentação)
Local: Bloco O, Sala 1

Eixo temático: Estética, Educação e Etnicidade (Clique aqui e confira a Programação de Apresentação)
Local: Bloco O, Sala 2

Atividade: Intervalo

Atividade: Comunicação oral
Horário: Das 16h às 18h30min

Eixo temático: Formação Docente (Clique aqui e confira a Programação de Apresentação)
Local: Bloco O, Sala 1

Eixo temático: Estética, Educação e Etnicidade (Clique aqui e confira a Programação de Apresentação)
Local: Bloco O, Sala 2


Atividade: Mesa de debates
Horário: Das 19h às 21h
“Gestão e políticas educacionais – que rumos e quais perspectivas para educação básica?” - Bloco O sala 1
Ministrante: Dr. Antônio Serafim Pereira
Graduação em Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências Sociais (URCAMP/RS). Mestrado em Educação pela PUCRS (1990). Doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-USC, Espanha (2007), reconhecido pela Universidade Federal de Goiás (2010). Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Buenos Aires, Argentina (2013). Professor pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC (PPGE-Mestrado e Pedagogia). Experiência na área da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino, interdisciplinaridade, gestão e formação docente. Integra, na qualidade de coordenador, o FORGESB - Grupo de Pesquisa sobre Formação e gestão na Educação Básica (PPGE-UNESC). É membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, NEPPE, Faculdade de Educação, FAE/UFPEL. Integrante da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, ReLePe.

“Educação Inclusiva: um balanço inicial na região sul” - Bloco O sala 2
Ministrante: Mestre em Educação Cinara Lino Colonetti Bergamnn.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2008). Mestre em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, inclusão, atendimento educacional especializado, educação especial inclusiva, e metodologia científica. Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Rede Municipal de Criciúma. Coordenadora da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Rede Municipal de Criciúma. Professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Professora da Faculdade Senac Criciúma. Membro desde 2007 do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação" (GRUPEHME), cadastrado no CNPq.

20 de outubro - Quinta-feira

Atividade: Mesa de Debates
Tema: Políticas de Formação de Professores (PIBID e PARFOR)
Horário: Das 13h30min às 16h
Ministrantes:
Drª em Linguistica Angela Cristina Di Palma Back
Angela Cristina Di Palma Back concluiu o doutorado em 2008 e o mestrado em 2000; ambos em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Extrema Sul Catarinense. Tem participado de eventos no Brasil ligado às áreas de atuação. Orienta trabalhos vinculados ao Programa de Mestrado (Dissertações), à Iniciação Científica (PIBIC, FUMDES e PIBIC-Jr) e Especialização 'lato sensu' nas áreas de Letras, Educação e Linguística. Atua no Mestrado e no Curso de Letras. Nesta, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Linguística e Estágio Supervisionado. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: variação linguística, língua, língua e ensino, sociolinguística, propostas metodológicas e variação e ensino.
Local: Bloco P, Sala 19


Msc Ana Lúcia Cardoso
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1990) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) na área de teoria prática pedagógica em educação física. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em educação física e pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) atuando em disciplinas de estágio, didática e fundamentos do movimento e da corporeidade. Tem experiência na área de formação de professores em Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Estágio, propostas pedagógicas, co-educação, gênero, Escola. É vice líder do Grupo de estudos e pesquisa em educação física e escola (GEPEFE). É coordenadora institucional do Parfor na Unesc.

e Mestre em Educação e Cultura Carlos Arcângelo Schilinckmann
Possui graduação em Letras pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1994) e mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor do curso de Letras e de outros cursos de licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense. É bolsista da CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), exercendo a função de coordenador institucional. Participa do Programa de Formação Continuada da Educação Básica na área de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento e alfabetização, análise de materiais didáticos, ensino de Língua Portuguesa, currículo e Parâmetros Curriculares Nacionais
Atividade: Intervalo
Horário: Das 16h às 16h30min
Local: Bloco P, Sala 19

Atividade: Mesa de Debates
Horário: Das 16h30min às 18h30min
Ministrante: Profª Mestre em Educação: Viviane Marinho Luiz; Administrador Laudessandro Marinho da Silva. “Memórias, Narrativas e Processos Pedagógicos Étnicos Raciais”.
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2012). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e professora mestre na União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo. Possui contrato de trabalho no Departamento Pedagógico vinculado a Coordenadoria Setorial de Formação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Campinas para dar curso de formação aos professores (as) da RMC sobre o tema da Educação das Relações étnico raciais. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732304J6
Local: Bloco P, Sala 19

Atividade: Palestra encerramento: "Estética, Educação e Processos Formativos"
Horário: Das 19h às 21h
Ministrantes:
Dr. Alex Sander da Silva
Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul (2010). Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2011-2013). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Cultural e Sociedade (GEFOCS). Foi organizador do livro ?Tessituras pedagógicas da produção discente? do ano de 2009 e co-organizador da obra "Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas" (2013). Editor da Revista Criar Educação e professor do Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnico-Racial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação.

e Msc. Leda Soares Brandão Garcia
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1973) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2008). Atualmente é docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense e médica na Casa de Saúde Rio Maina Ltda. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.
Local: Bloco P, Sala 19