1. Dar visibilidade ao Programa de Valorização Docente da UNESC, promovendo-o local, regional e nacionalmente, de modo a avançar para os países ibero-americanos.
2. Fortalecer as redes de pesquisadores nas múltiplas áreas ligadas a Humanidades, Ciências e Educação, de modo a dar visibilidade às ações dos Grupos de Pesquisa ligados a Graduação e Pós-graduação, especialmente em Educação e em Ciências Ambientais, bem como a Saúde coletiva e Ciências Sociais e Aplicadas para o intercâmbio junto aos países Ibero-americanos.
3. Estabelecer espaços de interação e debate na comunidade acadêmica, propiciando reflexão acerca das teorias e práticas nos mais diversos espaços da sociedade contemporânea, proporcionando reflexões sobre novas lógicas, quebras de paradigmas e mesmo das possibilidades de revisitação às iniciativas inovadoras no âmbito das humanidades, Ciências e Educação.
4. Construir referenciais teórico-metodológicos, princípios e diretrizes de trabalho propostos, sistematizados de forma a gerar publicação, pelos especialistas participantes, como contribuição à formulação de programas de ensino, pesquisa, desenvolvimento, extensão, gestão e avaliação da UNESC e das Instituições parceiras e participantes.
5. Promover a interlocução com os diversos atores que constituem a educação básica visando fortalecer a relação universidade e escola.
6. Articular os programas de politicas públicas redistributivos como PARFOR, PIBID, OBEDUC criando espaços de socialização e reflexão da formação promovida pelos mesmos.
7. Discutir as políticas regulatórias e distributivas no âmbito da formação inicial e continuada instituída nos países Ibero-americanos.