O grupo de estudo em sociologia surgiu quando a Unidade de Humanidades, Ciências e Educação - UNAHCE, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, iniciou o um Programa de Formação Continuada de Professores por conta de outro, mais abrangente chamado de Programa de Valorização da Docência. Neste contexto resolveu promover encontros por áreas das disciplinas que são oferecidas em todos os cursos da instituição, os quais a Universidade chama de disciplinas institucionais, entre as quais encontra-se, a Sociologia. Então, no dia 08 de maio de 2.014, aconteceu a primeira reunião da área desta disciplina. Neste dia estavam presentes o coordenador de ensino da Unidade de Humanidades, Ciências e Educação - UNAHCE e alguns/algumas docentes da referida disciplina.
Neste dia o coordenador de ensino da UNAHCE falou sobre a carência de docentes com formação específica em Sociologia para ministrá-la, reavaliação da ementa da disciplina, estabelecimento de estratégias e metodologias de ensino, bem como a elaboração de propostas de materiais didáticos a serem utilizados em aula. Os docentes presentes expuseram suas considerações ao coordenador sobre a disciplina, os impasses e avanços na Universidade, e por fim, fizeram algumas reinvindicações, além de se porem a disposição.
A partir daí o grupo escolheu seu representante para coordenador as atividades e elegeu suas prioridades, as quais estão em andamento. Ainda naquele ano deu início ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia - LABSOCIAL.
Em 2.015 o grupo conta com um calendário mensal de encontros para estudos, a elaboração de uma obra conjunto sobre instituições sociais e um seminário temático regional.