Busca investigar as variadas interfaces da formação humana em sua relação direta e indireta com o espaço que modificam a sociabilidade e a constituição de identidades por conta de duradouras ou novas práticas de produção do conhecimento científico e tecnológico. Interessa-se pela por dinâmicas de participação e resistência social que envolvam, a linguagem, a educação e demais instâncias da sociedade em suas múltiplas dimensões na contemporaneidade.
Objetiva compreender as dinâmicas sociais, em sua dimensão territorial, política e cultural que por sua vez são expressões das tensões da relação entre os interesses coletivos, difusos e individuais. Empreende reflexões e análises que abrange a representação de agentes e instituições sociais no intuito de evidenciar suas lógicas que se manifestam na forma de valores e normas na sociedade contemporânea. Reflete sobre formação cultural através das interações que articulam as esfera pública e esfera privada, relações cotidianas, comportamento político, movimentos sociais de resistência e avanço, religião e demais demandas sociais.
Procura desenvolver estudos sobre diferentes formas de coexistência dos animais humanos e não-humanos em nível local, nacional e mundial. Busca compreender o contexto de transformações sociais ocorridas por conta da produção científica e tecnológica que afetam outras relações de produção e condições de trabalho. Estuda a interação do ser humano com o ambiente, suas permanências ou migrações, em face das condições deste ambiente e da qualidade de vida. Compreende as tensões entre o fazer científico e tecnológico em relação à promoção dos direitos humanos quando da utilização dos elementos naturais por parte de agentes públicos e privados uma vez que há impactos em setores econômicos.