imagem do site

Grupos Temáticos

1. GT Letramentos

Coordenação:
Professora Graziela Fátima Giacomazzo (gfg@unesc.net)
Professora Jucelma Cardoso Cipriano (jucelma.cardoso@gmail.com)

Resumo temático
O Grupo Temático Letramentos abre espaço para discussões que visem a problematizar as práticas de leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa enquanto práticas sociais, em função de conceber a língua(gem) como lugar de interação, daí promotora do letramento, seja ele produzido nos espaços de tecnologias tipográficas (cultura do papel) ou digitais (cibercultura), pois passa a ser constitutivo (o letramento) de eventos significativos. O termo plural remete às considerações de Soares (2002, p. 143) ao argumentar que cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento. Este fórum, portanto, aceitará trabalhos que problematizem a temática ora exposta, podendo fundamentar-se em abordagens como a Histórico-Cultural, Linguística Aplicada, Sociolinguística Educacional, entre outras que contribuam para a educação linguística na Educação Básica.

2. GT Discurso e Letramento: múltiplas interfaces

Coordenação:
Professor Carlos Arcângelo Schilickmann (cas@unesc.net)
Professor Richarles Souza de Carvalho (rsc@unesc.net)

Resumo temático
No grupo de trabalho Discurso e Letramento: múltiplas interfaces pretende-se discutir variadas pesquisas – concluídas ou andamento – bem como trabalhos de natureza ensaística, os quais estejam alinhados teoricamente aos estudos do discurso e/ou teorias sobre letramento. Tais abordagens compõem arcabouços teóricos que propõem a investigação de uma vasta gama de textos, outrora não pensados como possibilidade de análise. Levamos em conta toda a historicidade do trabalho com letramento no Brasil, desde os primeiros estudos sobre “literacia”, até as mais contemporâneas noções de multiletramento. Não obstante, o discurso, em suas diversas nuances e variados campos, sobretudo na atual conjuntura educacional e política do Brasil. Devido à natureza polifônica e interdisciplinar das abordagens, trabalhos diversos serão aceitos, os quais podem ter como aporte teórico a Análise do Discurso de Linha Francesa, Análise Crítica do Discurso, Análise Dialógica do Discurso, Letramento na Educação Básica, Letramento Literário, Multiletramento, etc.

3. GT A Filosofia nas (e das) Letras

Coordenação:
Professora Fernanda Cizescki (fcz@unesc.net)
Professor Jeferson Luís de Azeredo (jeferson@unesc.net)

Resumo temático
A influência da Filosofia nas Letras pode ser percebida desde os Estudos Literários até a Linguística. Partindo disso, esse GT visa agregar reflexões sobre a contribuição filosófica para as Letras em seus aspectos estéticos, gnosiológicos, ontológicos e hermenêuticos, bem como promover a discussão filosófica da linguagem humana,levando em conta fala e escrita, nos seus aspectos culturais, formais e cognitivos.

4. GT Teoria e Letramento Literário

Coordenação:
Professor André Cechinel (andrecechinel@unesc.net)
Professor Gladir da Silva Cabral (gladirc@unesc.net)

Resumo temático
O GT “Teoria e Letramento Literário” propõe-se a discutir questões mais amplas sobre Teoria Literária, a partir das noções de “autor”, “leitor”, “obra” e seus desdobramentos acadêmicos ao longo do século XX, bem como aspectos específicos do ensino de literatura em sala de aula, principalmente no que diz respeito à formação do leitor literário tal como proposta pelas Orientações curriculares para o Ensino Médio. Nesse sentido, o GT recebe resumos de pesquisas que se concentrem nas seguintes áreas de atuação: Teoria Literária; Letramento Literário; Literatura e Ensino; Literatura Comparada, Literaturas (Estrangeiras) Modernas, entre outras.

5. GT Língua e Ensino

Coordenação:
Professora Daniela Arns Silveira (danielasilveira38@unesc.net)
Professora Estela de Oliveira (estela@unesc.net)

Resumo temático
O ensino de língua portuguesa tem sido discutido ao longo dos tempos por conta de se entender que é preciso considerar o que o usuário da língua traz da sua realidade no tocante ao conhecimento da língua materna. Neste ínterim, o que se propõe, com relação a este grupo temático, é uma discussão fundamentada em experiências de professores, de estudantes de graduação, dentre outros profissionais da área da educação, cujo olhar esteja voltado para questões da linguagem, no que tange à prática de leitura e de produção em sala de aula. Parte-se do princípio de que o trabalho com a linguagem, nas escolas brasileiras, tem de buscar uma atividade de consciência das funções de uso da língua na construção de identidade e na participação deste indivíduo no desenvolvimento dos grupos sociais. Espera-se, portanto, um momento de reflexão a partir da tríade ação - reflexão - ação, no sentido de promover um olhar para o peso das atividades de leitura e de escrita, considerando as proposições de intertextualidade e o mundo de letramento com os quais os usuários da língua convivem. É ainda de interesse o estudo focado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em pesquisas que abordem o uso do livro didático em sala de aula.

6. GT Educação e Linguagem

Coordenação:
Professora Angela Cristina Di Palma Back (acb@unesc.net)
Professora Katiana Possamai (katianapc@gmail.com)

Resumo temático
Este grupo temático se propõe a receber trabalhos relacionados às práticas sociais da linguagem e que problematizem formas de construção de saberes e fazeres docentes em espaços escolares e não-escolares, colocando em perspectiva a pesquisa como fonte de referências para a educação, uma vez que estabelece aproximações, distanciamentos, deslocamentos que se manifestam nos modos de realização das práticas pedagógicas em consonância com as práticas sociais, promovendo a construção de conhecimento. Nesse sentido, o GT recebe resumos de pesquisas nas seguintes áreas: língua(gem) e sociedade, língua(gem) e cultura, língua(gem) e história, teoria e análise linguística.

7. GT Arte, Ensino e Deslocamentos na contemporaneidade

Coordenação:
Professora Édina Regina Baumer (edinabaumer@gmail.com)
Professora Edite Volpato Fernandes (esv@unesc.net)
Professora Silemar Maria de Medeiros da Silva (profsilaa@yahoo.com.br)

Resumo temático
Este grupo de trabalho se propõe a olhar para um território estabelecido, que é o ensino da arte, procurando criar nele deslizamentos, conexões, esvaziamentos e preenchimentos na perspectiva de repensar a formação do professor de Arte e seu papel diante dos desafios da educação contemporânea. Abarca também as produções contemporâneas em arte como espaços de mudança.

8. GT Formação de professores e práticas de leitura nos contextos educativos

Coordenação:
Professor Ricardo Luiz de Bittencourt (rlb@unesc.net)

Resumo temático
A produção científica sobre a formação de professores no Brasil vem crescendo consideravelmente uma vez que há o consenso de que a transformação da escola passa pela construção de políticas públicas de formação e valorização da profissão docente. Portanto, é importante criar espaços para que a formação de professores possa ser refletida criticamente em diferentes campos disciplinares e em diferentes perspectivas teóricas. Os estudos sobre o currículo vêm apontando a interdisciplinaridade como um dos eixos necessários a sua organização. Neste GT se pretende abrir espaços para que as diferentes experiências formativas possam ser apresentadas, discutidas e socializadas entrelaçando a formação do professor e as práticas de leitura nos contextos educativos. Envolvem estudos, pesquisas e experiências educativas que consolidam e ampliam o conceito de leitura como instrumento que contribui para a construção do conhecimento e o exercício da cidadania plena.

9. GT Novas tecnologias e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Coordenação:
Professora Maria Cristina Furtuoso Keller (cris.keller@hotmail.com)

Resumo temático
No processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras surgem novos aportes metodológicos no cenário atual da Educação. Em contexto multicultural, a diversidade linguística exige ferramentas distintas para que os usos praticados por falantes nativos possam ser incorporados por professores e alunos. Nesse processo de línguas e culturas em constante contato, em decorrência da utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, novas propostas surgem no palco das discussões. O presente eixo temático privilegia estudos que problematizem o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras partir das especificidades metodológicas envolvidas nesse processo bem como questões de política linguística, estudos de tradução, e metodologias recentes.