A 13ª Semana Científica de Enfermagem é promovida pelo Curso de Enfermagem da Unesc em parceira com os serviços de saúde da região carbonífera e tem como tema central em 2015 “Enfermagem em desfesa do SUS: construindo a 15a Conferência Nacional de Saúde”, em consonância com a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
O cuidado é prática essencial do profissional de enfermagem, que busca constantemente o significado da existência do ser humano, e vem se solidificando dentro de uma base humanística. O enfermeiro revigora seus valores e é capaz de mudar os fatos que moldam e dão forma a sua práxis, no cuidado com a pessoa e a vida. Para que se compreenda o valor do cuidado de enfermagem é necessária uma concepção ética, em que a vida é contemplada como um bem valioso em si. Nesta ótica se requer primariamente o cuidado próprio e respeito à própria vida, para então poder valorizar e respeitar a vida do outro nas suas complexidades e escolhas diversas, bem como a escolha da enfermagem como profissão.
A dimensão educativa da enfermagem vem estimulando uma série de reflexões e indagações acerca da natureza e contornos do trabalho científico, que desafia o enfermeiro a manter-se ciente de que é necessário cuidar numa perspectiva humana, porém científica. Para tanto o enfermeiro deve manter-se atualizado e o aperfeiçoamento contínuo é o melhor caminho para a formação do profissional competente que busca e constrói o conhecimento.
A semana científica de enfermagem acontece para oportunizar ao profissional e futuro profissional de enfermagem tenham capacidade de produzir conhecimento para instrumentalizar o processo de tomada de decisão, bem como poder lutar por condições adequadas de trabalho, por padrões éticos e de um perfil de força de trabalho seguro da enfermagem e do usuário dos serviços de saúde. O espaço de produção e disseminação de conhecimento é fortalecido pelo protagonismo dos sujeitos envolvidos.
O enfermeiro deve ter o compromisso moral de estar atualizado e capacitado para cuidar de maneira segura e qualificada, pois vivemos um tempo de constantes mudanças e convocação a um maior protagonismo dos grupos organizados da sociedade civil na construção das novas etapas da história do cuidado de enfermagem. O trabalho da Enfermagem transcorre de forma coletiva e em conjunto com outros profissionais da área de saúde. Tem como base um saber consolidado que busca subsidiar o como agir no dia a dia, além de apontar estratégias, para o enfrentamento de desafios constantes de sua pratica profissional. Falar da Enfermagem como trabalho e profissão nos reporta a atitudes de fortalecer conquistas e ser capaz de captar o emergente.