O que é o GIPMAUR?
Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano foi criado em 2003 e tem como missão, trabalhar uma nova noção de ciência do urbano, que inclua as questões socioambientais no planejamento urbano levando em consideração as implicações socioculturais e psicossociais, dando ênfase à relação entre ambiente construído e as relação homem & natureza bem como as relações sociais urbanas. O Grupo é composto por varias áreas da ciência, como: Antropologia, Biologia, Psicologia Ambiental, Sociologia, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Filosofia. Fazem parte do grupo de pesquisa pesquisadores da UNESC, da PUC/PR, UFPR, UNISINOS e a partir de 2015 passaram a integrar o grupo 2 pesquisados da Universidade do Chile-UCHILE
O escopo do grupo esta assentado nos estudos e pesquisas sobre o ambiente urbano, com foco na sustentabilidade urbana, na humanização das cidades e na Psicologia Ambiental. O objetivo maior é a humanização das cidades por meio da compreensão do conceito e prática da urbanidade e da efetivação das políticas públicas urbanas e da relação homem & natureza. Em 2014, grupo criou o índice de urbanidade e os indicadores que o substanciam, quais sejam: Civilidade, valorização do coletivo, tolerância com o diferente, solidariedade, valorização do espaço público, boas relações de vizinhança, cidadania, espirito comunitário e sentimento de pertença ao lugar. Este índice foi registrado no INPI BR512015000200-7, data de registro: 23/03/2014, título: "Urbanidade na cidade”, Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Atualmente o grupo desenvolve uma grande pesquisa sobre habitação social analisando a vida coletiva de dois conjuntos habitacionais do programa Minha casa Minha Vida na cidade de Criciúma-SC. Entre 2012 e 2014 desenvolveu uma pesquisa sobre Planejamento Urbano e Cidade de risco trabalhando com riscos naturais, tecnológicos e sociais na cidade de Criciúma com o apoio da CAPES/CNPq.
O grupo segue a linha de pesquisa do PPGCA Sociedade Meio Ambiente e Desenvolvimento e dentro dela segue suas linhas de específicas:
• Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento
• Cidade e Práticas de Urbanidade:redes de segurança social urbana
• Práticas de cooperação, hortas urbanas, novas relações de vizinhança, democratização do uso dos espaços públicos: calçadas, praças e parques, habitação social.
• Gestão Ambiental Urbana/Cidade de Risco
• Conflitos Socioambientais
• Produção da Subjetividade e Políticas de Identidade
• Psicologia Ambiental e processo de apropriação do Espaço.