Localizada a 190 km de Florianópolis e 290 km de Porto Alegre, Criciúma é conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do País. Problemas ambientais de grandes dimensões e a crescente conscientização da população diminuíram consideravelmente essa atividade no município.
O carro-chefe da economia hoje é o setor cerâmico, mas também se destacam os setores metalúrgicos, supermercadista, vestuário, carvão, construção civil e setor químico. A Mina de Visitação Octávio Fontana, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Em seu interior há uma capela, um museu e um bar.
Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, negros, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.
A Festa das Etnias, antiga Quermesse da Tradição e Cultura, é uma grande festa étnica que acontece no mês de setembro e leva milhares de visitantes à cidade, em homenagem a esses imigrantes.
Acesse o site da Prefeitura Municipal de Criciúma e saiba mais.
Forquilhinha: A cidade de Forquilhinha é, sem dúvidas, a maior representante da cultura alemã no sul catarinense. Apesar de predominar a cultura alemã, Forquilhinha foi colonizada por diversas etnias, caracterizando a pluralidade cultural existente. É também terra de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e indicada postumamente ao Prêmio Nobel da Paz em 2011.
Acesse o site da Prefeitura Municipal de Forquilhinha e saiba mais.
Içara: Reserve seu tempo para visitar a cidade mais doce de Santa Catarina. Destaque na apicultura (cultivo do mel), Içara também se destaca na produção de descartáveis (maior exportadora da América Latina) e em outros segmentos econômicos. Culturalmente, oferece uma viagem no tempo pelos Museu Ferroviário Anselmo Cargnin e Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
Acesse o site da Prefeitura Municipal de Içara e saiba mais.
Lauro Müller: Um passeio por Lauro Müller pode levar você a uma experiência marcante e inesquecível. Entre toda a beleza natural que se pode desfrutar (natureza rica em vegetação e animais silvestres) está a magnífica Serra do Rio do Rastro, seus cânions e cachoeiras. Um dos mais belos cartões postais do Brasil e que pode ser facilmente visitado no sul catarinense.
Acesse o Portal de Turismo de Lauro Muller e saiba mais.
Nova Veneza: O que se pode chamar de um "pedacinho da Itália no Brasil". Nova Veneza é reconhecida turisticamente por sua cultura predominantemente italiana. Hoje, o Carnavale di Venezia leva ao Brasil sua bandeira. É também um polo da gastronomia, com restaurantes de comida típica italiana. Existem vários lugares para visitação, com destaque para a espetacular beleza da Barragem do Rio São Bento.
Acesse o Portal de Turismo de Nova Veneza e saiba mais.
São Joaquim: Pegue suas roupas de inverno e prepare-se para conhecer a beleza da cidade mais fria do Brasil. Fria na temperatura, mas com povo quente e acolhedor, a cidade de São Joaquim também é conhecida pelas suas belezas naturais e no calendário de festas catarinenses está em destaque com a tradicional Festa Nacional da Maçã.
Acesse o Portal de Turismo de São Joaquim e saiba mais.
Siderópolis: A cidade de Siderópolis destaca-se, principalmente, para os interessados em turismo religioso. São vários locais, como igrejas e grutas, com apelo histórico e que podem ser visitados. A cidade também conta com diversas belezas naturais e tem como atrativos belos balneários e cachoeiras.
Acesse o Portal de Turismo de Siderópolis e saiba mais.
Urussanga: Pense num lugar alegre e sinta-se em casa em Urussanga. Hoje, a cidade é referência na produção de Vinho Goethe. É um lugar tradicional no cultivo de uvas e tem um calendário anual bem distribuído com festas temáticas e tipicamente italianas. Festa do Vinho, Vindima Goethe e Ritorno Alle Origini são algumas delas. Existem também ótimas opções para lazer em qualquer época do ano
Acesse o Portal de Turismo de Urussanga e saiba mais.