O Programa de Extensão Território Paulo Freire e seus projetos possuem caráter inter e multidisciplinar. Foram concebidos a partir de abordagens diferenciadas, adotando os referenciais do educador Paulo Freire que, por este motivo, dá o seu nome ao mesmo.
Sabe-se que a formação de profissionais competentes envolve diferentes dimensões, dentre elas, o contato com a realidade, aprendendo por meio da ação – reflexão – ação. Os projetos conseguem fazer a ligação entre o ensino dado em sala de aula, com a pesquisa e a extensão.
O Programa se torna diferenciado pelo modo como os projetos foram concebidos. Todos retratam as necessidades da comunidade envolvida, tendo em vista que antes da elaboração dos mesmos, grupos de professores e acadêmicos reuniram-se com lideranças comunitárias dos bairros da Grande Santa Luzia (12 bairros aproximadamente) em novembro e dezembro de 2013, apoiados pela UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma-SC) para identificar as demandas da população daquela região. De posse dessas demandas os projetos foram desenvolvidos.
O objetivo principal do Programa é desenvolver projetos que ampliem a capacidade de autonomia das comunidades.
Já se passaram dois anos, desde o lançamento do Programa e um novo edital foi lançado para 2016-2018.
No final de 2015 novamente a comunidade foi ouvida e novas demandas foram sugeridas, as quais ensejaram as áreas temáticas dos novos projetos selecionados.
Ao todo são doze projetos, que envolvem mais de quarenta professores e mais de trinta alunos. É a aproximação entre a universidade e a comunidade, visando o empoderamento comunitário, o conhecimento da realidade, a melhoria do ensino e a qualificação profissional.