17h às 19h: Sessão Oral e Poster
19:00: Abertura do Evento
19h - Palestra 1: O Papel e a Carreira do Arquiteto de Software
Palestrante: Leonardo Zanivan
A palestra irá falar sobre arquitetura de software o do profissional responsável por ela, o arquiteto de software. Muito se discute sobre esse papel, quais as suas atribuições e o que ele realmente faz. O objetivo desta palestra é desmistificar alguns dos conceitos sobre essa questão, falar sobre a carreira do arquiteto de software, como se tornar um, como lidar com novas tecnologias e um guia rápido de estudos.
Leonardo é um especialista em arquitetura de software e trabalha atualmente como arquiteto de software na Trier Sistemas. Ele é apaixonado por novas tecnologias, programação e pesquisa. No seu tempo livre, ele também gosta de palestrar em eventos como o The Developers Conference e ministrar cursos de programação.
17h às 19h: Sessão Oral e Poster
19h - Palestra 2: Computação em Nuvem
Palestrante: Felipe Monteiro Jacobs (Empresa Gruppen de Poa)
20h30min - Palestra 3: Software Livre
17h às 19h: Sessão Oral e Poster
19h - Palestra 4: Empreendedorismo na internet, baseado no Vida de Programador
Palestrante: André Noel
Andre Noel é Bacharel e Mestrando em Ciência da Computação (UEM). É programador e usuário Linux desde 2002, membro oficial da Comunidade Ubuntu. Trabalhou por diversos anos com programação, por isso aproveitou a experiência na área, juntando com o fato de que nunca foi levado muito a sério, e hoje se dedica ao humor e programa para si próprio. Profundo conhecedor de métodos de desenvolvimento alternativos (gambiarras) e totalmente viciado em café.
É o criador do site Vida de Programador, responsável por manipular os vetores que se transformam em tirinhas. A Vida de Programador é sofrida, mas engraçada. Nesta palestra, um resumo sobre como foi o processo de transformar as situações tragicômicas em curtas histórias que movimentam um grande público e um pouco sobre como é viver de arte na web. É um estudo de caso sobre como surgiu o site Vida de Programador, como são produzidas as tirinhas, o crescimento no número de acessos aproveitando a Era Social e o retorno produzido pelo site.
20h – Palestra 5: Jogos Digitais
Palestrante: Denis Coelho
Dennis Kerr Coelho é graduado em Ciências da Computação (UFSC, 2002) e Mestre em Inteligência Artificial (UFSC, 2005), é doutorando do EGC, sob orientação do Professor João Bosco da Mota Alves, na área de Engenharia do Conhecimento. Atua como professor no curso de Jogos Digitais da UNIVALI. Faz parte do quadro de professores do SENAC-TI. É sócio-diretor da empresa PalmSoft Tecnologia, especializada no desenvolvimento de jogos eletrônicos. E-mail: dennis@palmsoft.com.br.
Ferramenta para Edição de Imagens
Model-view-controller (MVC), é um modelo de arquitetura de software que separa a representação da informação da interação do usuário com ele. O modelo (model) consiste nos dados da aplicação, regras de negócios, lógica e funções. Uma visão (view) pode ser qualquer saída de representação dos dados, como uma tabela ou um diagrama. É possível ter várias visões do mesmo dado, como um gráfico de barras para gerenciamento e uma visão tabular para contadores. O controlador (controller) faz a mediação da entrada, convertendo-a em comandos para o modelo ou visão. As ideias centrais por trás do MVC são a reusabilidade de código e separação de conceitos.
- O que é o MVC
- Quem utiliza;
- Porque ele é uma solução;
- Porque ele é um problema;
- Como funciona.
Este mini-curso visa apresentar os conceitos básicos da linguagem JAVA para interessados em aprenderem Android.
Este mini-curso visa apresentar os conceitos básicos da linguagem JAVA para interessados em aprenderem Android.
O minicurso vai demonstrar de forma prática, como desenvolver relatórios em Java para aplicações na web utilizando tecnologias consolidadas no mercado como Java Enterprise Edition e JasperReports.
Pré-requisitos: Conhecimento básico em Java (sintaxe, orientação a objeto básica) Conhecimento básico sobre web (conceitos de requisição e resposta)
O curso é destinado a todos que queiram iniciar com o WordPress como plataforma de gerenciamento de conteúdo. O participante vai aprender como instalar, configurar, gerenciar e publicar um site/blog com a plataforma WordPress.
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos sobre internet e informática.
Introdução a utilização do Arduino. Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica e hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, e é essencialmente C/C++. O objetivo de um arduino é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar.
Este curso tem como objetivo apresentar o sistema operacional GNU/Linux para utilização pessoal. Dentre os principais conteúdos do curso, pretende-se discutir brevemente as questões sociais em torno do sistema, a utilização da interface de modo texto para realização de tarefas básicas e a instalação e configuração do sistema e de aplicações.