"Educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida".
A Unesc foi criada em 1968 como Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), resultado da mobilização da comunidade regional do sul do Estado. A Fucri é a mantenedora da primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos pró-implantação do ensino superior no Sul Catarinense.
O evento contou com a participação de educadores, intelectuais, políticos, magistrados, lideranças comunitárias da sociedade civil organizada e imprensa. A Fucri foi criada pela lei n. 697, de 22 de junho de 1968, com cursos de Licenciaturas, e, com o crescimento do Sul do Estado, foram criados outros, visando a satisfazer a demanda empresarial.
Em 17 de junho de 1997 o Conselho Estadual da Educação aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, , por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc, que definiu como missão "promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida", tendo a Fucri como sua mantenedora.
As instituições comunitárias da educação superior são as que não têm finalidades lucrativas e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional. São universidades criadas pelo poder público, em nosso caso por lei municipal e mantidas pela sociedade civil, que contribuem para o desenvolvimento do país por meio da oferta de educação de qualidade. Elas devem ser entendidas como fruto da aspiração de cidadãos que, ante à inexistência da oferta dos serviços básicos que a Constituição lhes garante, se unem para poder acessa-los.
As universidades comunitárias têm vocação pública: estão voltadas ao desenvolvimento das comunidades e não ao interesse pessoal ou particular. São autênticas instituições públicas não estatais.
-Vocação ambientalista (atuação de uma comissão permanente de meio ambiente e valores humanos).
-Eleição com voto direto e universal para reitor desde 1983, bem como para coordenador de curso de graduação.
-Missão Institucional como semente motivadora do pensamento sistêmico, responsabilidade social e consciência ambiental.
-CPAE - Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante: órgão/setor como via de mão dupla entre estudantes e Reitoria.
-Sala dos Municípios – trata-se de um projeto focado em apoiar a gestão dos municípios da Amrec, Amesc e Amurel, na prospecção de oportunidades de captação de recursos, implementação e monitoramento de projetos, contribuindo para o desenvolvimento regional.
-Papo Aberto: evento semestral de diálogo franco e direto (integração, crítica, sugestão, reivindicação) entre a Reitoria e os três segmentos da comunidade universitária: professores, funcionários, estudantes.
-Clínicas integradas da saúde e casas da cidadania, que atendem aproximadamente 140 mil pessoas por ano.
-Iparque – Parque científico e tecnológico – composto por cinco institutos: Instituto de Alimentos(IALI), Instituto de Engenharia e Tecnologia(IDT), Instituto de Pesquisa Socioeconômica -Aplicada(IPESE), Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat), Instituto de Pesquisa em Tecnologia Educacional (Ipete) e a Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.in).
-Ânima – Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana.
Prêmio Internacional Samuel Gershon
A Unesc foi a única instituição brasileira presente no prêmio internacional Samuel Gershon Awards for Junior Investigators.
Programas de Pós-Graduação e Mestrado em ascensão no Capes
O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc obteve conceito 6 da Capes (o conceito máximo é 7), colocando entre os melhores programas de pós-graduação do Brasil. Apenas seis programas possuem conceito 6, sendo cinco de universidades federais, além da Unesc, na área de Medicina I. O mestrado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) também cresceu na avaliação da Capes, conquistado o conceito 4, igualando ao conceito do doutorado do Programa. A Unesc também aprovou em 2013 o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. Com essa conquista a Unesc chega ao quinto mestrado, todos recomendados pela Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC).
A melhor não-estatal do Estado em Pesquisa
A Unesc é a melhor universidade catarinense não-estatal, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha) 2013, nos quesitos pesquisa, internacionalização e inovação. No Brasil, no conjunto dos critérios do Ranking, a Unesc ficou na 28º posição entre as universidades particulares.
Pesquisa, Inovação e Internacionalização
No quesito pesquisa a Universidade é a 6ª melhor instituição privada do Brasil e ocupa a 60ª posição entre todas as universidades. Na avaliação da inovação a Unesc ficou entre as 15 melhores universidades não estatais e na internacionalização entre as 30 melhores instituições particulares. No estado de Santa Catarina a Unesc, nos dois quesitos, só fica atrás de instituições públicas, como a UFSC e Udesc, no quesito pesquisa, e a UFSC e FURB, nos quesitos internacionalização e inovação, sendo que neste último está empatada com a Univali.
Destaques no Guia do Estudante
A qualidade do ensino na Unesc foi reconhecida mais uma vez em 2013. Dezoito cursos da Universidade estão presentes no GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Pelo 11º ano consecutivo a Unesc figura no GE Profissões Vestibular.
1º Curso com Centro de Práticas Econômicas em Santa Catarina
A Unesc inaugurou em 2013 o seu Centro de Práticas Econômicas e de Secretariado Executivo. No local, acadêmicos têm aulas de todas as disciplinas quantitativas do curso de Ciências Econômicas e do Secretariado. O curso da Unesc é o primeiro de Santa Catarina a possuir um Centro de Práticas Econômicas para o ensino, com parceria com uma empresa do mercado de capitais.
Publicações Importantes
Publicação dos Anais do ensino, contendo os relatos de experiências dos professores apresentados na Semana de Ciências e Tecnologias. E publicação da primeira Coletânea do Ensino, com os relatos de experiências dos professores apresentados no durante o programa de Formação Continuada de Docentes.
Enade
Oito dos cursos da Universidade que fizeram a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) em 2011 subiram de conceito, sendo que os outros mantiveram a mesma nota. A Unesc, inclusive, conquistou a nota máxima de 5 no curso de Engenharia de Materiais. Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Português/ Licenciatura) e Letras (Espanhol/ Licenciatura) também foram muito bem conceituados, com nota 4 no Enade.
Prêmio Odebrecht
A Unesc conquistou o Prêmio Odebrecht - Contribuições da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.
Ranking Ibero-Americano
A Unesc está entre as 20 universidades brasileiras não estatais em publicação científica, segundo o Ranking Ibero-Americano SIR (Scimago Institutions Rankings).
Ranking Universitário Folha
A Unesc é a melhor universidade catarinense não estatal segundo o RUF (Ranking Universitário Folha). O ranking, inédito, analisou 232 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades.
No Brasil, a Unesc ficou na 15ª posição entre as universidades particulares e em 68º, quando contabilizado todas as IES brasileiras (públicas e privadas).
Entre as 10 melhores na pesquisa
O destaque da Unesc ficou quanto à qualidade de pesquisa, em que é a décima melhor universidade particular brasileira. Neste quesito, em Santa Catarina, a Unesc fica atrás apenas da UFSC e no Brasil sobe para o 63º lugar.
Guia do Estudante Abril
Pelo décimo ano consecutivo a qualidade do ensino da Unesc foi reconhecida pelo GE (Guia do Estudante) da Editora Abril. Na edição do GE Profissões Vestibular 2013 estão presentes 14 cursos da Universidade.
Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco
A Unesc foi a única universidade comunitária do Brasil a receber o Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012. A conquista, pelo quarto ano seguido, veio com a pesquisadora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Gislaine Zilli Réus.
Doutorado em Ciência Ambientais
A Unesc recebeu a aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o Doutorado em Ciências Ambientais.
Prêmio Mérito Lojista
A Unesc conquistou o reconhecimento pelos seus serviços prestados a comunidades e foi vencedora em duas categorias do Prêmio Mérito Lojista, promovido pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Criciúma. A Universidade foi premiada nas categorias “Inovação do atendimento a serviços de saúde”, com as Clínicas Integradas da Unesc, e “Serviços diversos”, com o Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).