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A ARTE E SUAS RELAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE

Este grupo estuda os aspectos da arte relacionados ao ensino, a formação estética do sujeito e a produção artística contemporânea, como por exemplo no teatro de animação com a relação direta do ator e o material inerte, o cinema e seus desdobramentos no âmbito da educação, em especial da infância, em seus aspectos imaginativo e criador e, em diálogo com a arte nas suas diferentes linguagens. Nas artes visuais, com seus aspectos de produção e visibilidade na contemporaneidade, a poesia como interferência na encenação teatral e performance como corpo e política. Discute as teorias da arte, da imagem, do imaginário e da imaginação a partir de um corpo teórico que privilegia Walter Benjamin pela sua perspectiva de movimento descontínuo da história e seu caráter transgressor e revolucionário de olhar a história a contrapelo e de dar voz às vozes emudecidas; Ranciére no desenvolvimento de sua teoria da partilha do sensível; Didi-Huberman e seus estudos sobre a linguagem e a visualidade; Vigotski que baseando sua psicologia na sociologia e na história, entende a criança como produtora de cultura e reconhece a brincadeira como um dos principais aspectos da infância; Deleuze & Guattari com sua filosofia da imanência, dos diagramas, dos acontecimentos, Tadeusz Kantor com seu teatro da morte e a justaposição de atores e manequins no palco. Linda Hutcheon na perspectiva de paródia e adaptação e Hans-Thies LEHMANN e seu Teatro pós-dramático. Nosso grupo objetiva compartilhar pesquisas que estudam a arte como espaço de construção de conhecimento científico, estético e poético acerca de imagens da infância e expressões de crianças - formas de produção e materialização da cultura infantil, da arte e da formação de professores, além de promover discussões sobre estética, imaginação, arte, ensino da arte e as linguagens artístico-culturais e demais teorias que compreendam a arte como agenciadora de modos de vida.