imagem do site

Programação dia 12/3

8h20 às 12h: Mesas Redonda Temáticas, eventos artísticos e exposições.

8h: 5ª Mesa Redonda: Os Três Poderes do Estado e a Ditadura Militar

Local: Auditório Ruy Hülse

Mônica Ovinski Camargo Cortina - Profa. Ma. da Unesc
Nildo Inácio - Prof. Me. da FURB
Reginaldo de Souza Vieira - Prof. Dr. da Unesc

Monica Ovinski Camargo Cortina

Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Atualmente é docente na Unesc, onde atua como supervisora de monografias do curso de Direito e professora das disciplinas de Criminologia e de Direitos Humanos das Mulheres. É coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania - NUPEC, desenvolvendo e orientando pesquisas e projetos de extensão na linha Gênero e Direitos Humanos, principalmente nos seguintes temas: Gênero, Criminologia Feminista, Violência, Sistema Prisional e Proteção Internacional dos Direitos Humanos. É autora do livro "Princípio da Presunção de Inocência no Brasil: o conflito entre punir e libertar", onde desenvolveu a pesquisa sobre os instrumentos jurídicos da ditadura militar de 1964-1988.

Nildo Inácio

É bacharel em Direito pela Universidade do Alto Vale do Itajai - UNIDAVI (2002-2007) e bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2005-2008). É especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC ( 2007-2008) e mestre em Filosofia, Teoria e História do Direito no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É advogado e professor substituto de direito na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Nos últimos três anos, vem se dedicando a investigação do tema Direito e Ditadura, tendo, inclusive, defendido a dissertação de mestrado Anistia à brasileira: análise dos discursos dos juristas vinculados ao Regime Militar pós-1964, bem como, é coordenador do Convênio de Cooperação Técnica entre a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para a investigação de violações de Direitos Humanos ocorridas no período da Ditadura Militar no Vale do Itajaí.

Reginaldo de Souza Vieira

Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1995). É mestre e doutor (2013) em Direito pelo PPGD da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC). É coordenador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC) e do Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/UNESC). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Teoria do Estado, Direito Constitucional e Direito Sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cidadania, saúde pública e coletiva, democracia em saúde, controle social, políticas públicas e partidos políticos.

14h às 16h30: Mostra de filmes e documentários: Batismo de Sangue e Zuzu Angel, seguido de debates.

19h às 22h: Mesa Redonda Temática, eventos artísticos e exposições.

19h: 6ª Mesa Redonda: O Golpe de 64 e o Poder da Imprensa

Local: Auditório Ruy Hülse

Milioli Neto - radialista
Elaine Tavares - jornalista da UFSC
Marli Vitali - jornalista e professora da SATC
Celso Martins da Silveira Júnior - jornalista

Elaine Tavares

É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), especialista em Psicologia da Comunicação pela UFSC (1994) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente atua como jornalista e pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Reportagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, reportagem, América Latina, povos originários, excluídos, jornalismo popular e movimentos populares.

Marli Vitali

É jornalista formada pela Unisul em 1997. É mestre em Educação pela Unesc (2013). Defendeu a dissertação “União dos Estudantes Secundários de Criciúma (UESC): na contramão da história do movimento estudantil?”, que trouxe um pouco da história do movimento estudantil secundarista de Criciúma, que atuou entre 1960 e 1966. Como jornalista, atuou na sucursal do jornal A Notícia, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Criciúma e Jornal da Manhã, entre outros. Atualmente trabalha na Assessoria de Imprensa da Satc, no Portal Satc.com e como professora do curso de Jornalismo da Faculdade Satc.

Celso Martins da Silveira Júnior

Nascido em 1955 em Laguna-SC, desde a infância estabelecido em Florianópolis. É jornalista desde 1976 e bacharel e licenciado em História pela Udesc (2003-2007). Foi militante da JMDB/MDB e do PCB. Atuou nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. Autor de obras como "Os Comunas - Álvaro Ventura e o PCB catarinense", "Os quatro cantos do sol - Operação Barriga Verde" e "O mato do tigre e o campo do gato - José Fabrício das Neves e o combate do Irani". O livro mais recente, "José Boiteux, um intelectual em ação", recebeu o Prêmio Lucas Alexandre Boiteux de História 2013 (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) e homenagem na Academia Catarinense de Letras Jurídicas. Atualmente edita o portal comunitário de notícias Daqui na Rede (www.daquinarede.com.br), voltado aos bairros de Sambaqui, Santo Antônio, Barra do Sambaqui e Cacupé (distrito de Santo Antônio de Lisboa), de Florianópolis-SC.

Progamação de Filmes

Das 14h às 17h: “Batismo de Sangue”, Bloco P, sala 19.

Faça a reserva da sua turma