8h20 às 12h: Mesas Redonda Temáticas, eventos artísticos e exposições.
Local: Auditório Ruy Hülse
Mônica Ovinski Camargo Cortina - Profa. Ma. da Unesc
Nildo Inácio - Prof. Me. da FURB
Reginaldo de Souza Vieira - Prof. Dr. da Unesc
Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Atualmente é docente na Unesc, onde atua como supervisora de monografias do curso de Direito e professora das disciplinas de Criminologia e de Direitos Humanos das Mulheres. É coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania - NUPEC, desenvolvendo e orientando pesquisas e projetos de extensão na linha Gênero e Direitos Humanos, principalmente nos seguintes temas: Gênero, Criminologia Feminista, Violência, Sistema Prisional e Proteção Internacional dos Direitos Humanos. É autora do livro "Princípio da Presunção de Inocência no Brasil: o conflito entre punir e libertar", onde desenvolveu a pesquisa sobre os instrumentos jurídicos da ditadura militar de 1964-1988.
É bacharel em Direito pela Universidade do Alto Vale do Itajai - UNIDAVI (2002-2007) e bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2005-2008). É especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC ( 2007-2008) e mestre em Filosofia, Teoria e História do Direito no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É advogado e professor substituto de direito na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Nos últimos três anos, vem se dedicando a investigação do tema Direito e Ditadura, tendo, inclusive, defendido a dissertação de mestrado Anistia à brasileira: análise dos discursos dos juristas vinculados ao Regime Militar pós-1964, bem como, é coordenador do Convênio de Cooperação Técnica entre a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para a investigação de violações de Direitos Humanos ocorridas no período da Ditadura Militar no Vale do Itajaí.
Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1995). É mestre e doutor (2013) em Direito pelo PPGD da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS/UNESC). É coordenador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC) e do Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/UNESC). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Teoria do Estado, Direito Constitucional e Direito Sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cidadania, saúde pública e coletiva, democracia em saúde, controle social, políticas públicas e partidos políticos.
14h às 16h30: Mostra de filmes e documentários: Batismo de Sangue e Zuzu Angel, seguido de debates.
19h às 22h: Mesa Redonda Temática, eventos artísticos e exposições.
Local: Auditório Ruy Hülse
Milioli Neto - radialista
Elaine Tavares - jornalista da UFSC
Marli Vitali - jornalista e professora da SATC
Celso Martins da Silveira Júnior - jornalista
É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), especialista em Psicologia da Comunicação pela UFSC (1994) e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente atua como jornalista e pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Reportagem, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, reportagem, América Latina, povos originários, excluídos, jornalismo popular e movimentos populares.
É jornalista formada pela Unisul em 1997. É mestre em Educação pela Unesc (2013). Defendeu a dissertação “União dos Estudantes Secundários de Criciúma (UESC): na contramão da história do movimento estudantil?”, que trouxe um pouco da história do movimento estudantil secundarista de Criciúma, que atuou entre 1960 e 1966. Como jornalista, atuou na sucursal do jornal A Notícia, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Criciúma e Jornal da Manhã, entre outros. Atualmente trabalha na Assessoria de Imprensa da Satc, no Portal Satc.com e como professora do curso de Jornalismo da Faculdade Satc.
Nascido em 1955 em Laguna-SC, desde a infância estabelecido em Florianópolis. É jornalista desde 1976 e bacharel e licenciado em História pela Udesc (2003-2007). Foi militante da JMDB/MDB e do PCB. Atuou nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina. Autor de obras como "Os Comunas - Álvaro Ventura e o PCB catarinense", "Os quatro cantos do sol - Operação Barriga Verde" e "O mato do tigre e o campo do gato - José Fabrício das Neves e o combate do Irani". O livro mais recente, "José Boiteux, um intelectual em ação", recebeu o Prêmio Lucas Alexandre Boiteux de História 2013 (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina) e homenagem na Academia Catarinense de Letras Jurídicas. Atualmente edita o portal comunitário de notícias Daqui na Rede (www.daquinarede.com.br), voltado aos bairros de Sambaqui, Santo Antônio, Barra do Sambaqui e Cacupé (distrito de Santo Antônio de Lisboa), de Florianópolis-SC.
Das 14h às 17h: “Batismo de Sangue”, Bloco P, sala 19.