14h às 19h: Credenciamento
18h às 19h: Lançamento de livro com autógrafo, evento artístico-cultural, exposição de posters com o tema “Ditadura” e “A Imprensa e a Ditadura”.
19h: Conferência de abertura: Filho do ex-presidente João Goulart, filósofo João Vicente Goulart, José Álvaro de Lima Cardoso.
Local: Auditório Ruy Hülse
56 anos, é filósofo e filho do ex-presidente da República, João Goulart. É um dos fundadores do PDT. Foi deputado estadual em 1982 pelo partido. Em 1998, presidiu o Instituto de Terras do Rio de Janeiro, titulando o primeiro quilombo no Estado. Em 2000, assume a subsecretaria de agricultura do Estado do Rio, implantando e presidindo o Banco da Terra. Em 2004, fundou o Instituto Presidente João Goulart (IPG), do qual é presidente até hoje, e responsável direto pela agência de notícias digital Página 64. A frente do IPG, é responsável pelas obras audiovisuais “Jango em Três Atos”, com a TV Senado; e “Dossiê Jango”, com o Canal Brasil, além do projeto de construção do Memorial da Liberdade e da Democracia João Goulart e pelo sitio do IPG www.institutojoaogoulart.org.br, hoje com mais de 35 mil acessos mensais. Luta para preservar e ampliar a memória de Jango e a luta por Direitos Humanos e Democracia no Brasil.
É graduado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Trabalha no DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), instituição que presta serviços de assessoria, pesquisa e educação para os sindicatos brasileiros, desde 1989. Exerce a supervisão técnica do Escritório Regional do DIEESE em Santa Catarina desde 1992. É autor de inúmeros artigos sobre reestruturação produtiva, mercado de trabalho, jornada de trabalho, conjuntura econômica, desindustrialização e outros temas ligados ao mundo do trabalho. Publicou, em 2004, o livro Reestruturação Produtiva e Mudanças no Mundo do Trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentação".