imagem do site

Programação

Local: Auditório Ruy Hulse (UNESC)

4/11/2013

19h - Cerimônia de Abertura

19h30 - Mesa de debate: As mudanças climáticas e os impactos nos ecossistemas naturais.

Palestrante: Flávio Jesus Luizão
Pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e pesquisador nível 1 do CNPq. Tem doutorado em Ecologia de Florestas Tropicais, pela University of Stirling, na Escócia (1996) e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1982). É membro do Conselho Diretor e coordenador do componente Ciclos Biogeoquímicos Terrestres do Programa LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia). É líder do grupo de pesquisas Interações Biosfera-Atmosfera e Ciclos Biogeoquímicos na Amazônia. Atua como professor orientador nos cursos de pós-graduação em Ecologia, Clima e Ambiente, e Ciências de Florestas Tropicais, do INPA, UEA e UFAM. Sua maior experiência na área de Ecologia da Amazônia tem ênfase na Ecologia de Ecossistemas e na Ecologia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclagem de materia orgânica e nutrientes, Ecologia do solo, Relação solo-plantas e limitações ao crescimento vegetal, sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas.
Coordenador da mesa de debate: Carlyle Torres Bezerra de Andrade (UNESC).

21h30 – Cooffe Break - Lançamento do livro dos melhores artigos apresentados no 3º SPPGT/2012

 

5/11/2013

14h às 16h30 - Apresentação de trabalhos científicos.

14h às 18h - Oficina de trabalho: Mapeamento de áreas de risco em centros urbanos – Local: Auditório Ruy Hulse (UNESC) – Ministrante: Daniel Henrique Candido (CEMADEN).
Clique aqui e faça sua inscrição para a oficina aqui!

16h às 18h – Minicurso Software POSIÇÃO – Eng. da Empresa Manfra / Local: Bloco XXI-C Laboratório 17.
Clique aqui e faça sua inscrição para o minicurso aqui!

19h – Demonstração de Estação Robótica – Estande da Empresa Manfra.

19h30 - Mesa de debate: As mudanças climáticas e os impactos na área urbana.

Palestrantes:
Carlos Mello Garcias
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1992). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Conselheiro do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Representante titular para grupo de trabalho do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Representante do Fórum Permanente Agenda 21 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no Estado do Paraná.

Ricardo Ojima
Mestre em Sociologia (Unicamp, 2003) e Doutor em Demografia (Unicamp, 2007). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento no Núcleo de Estudos de População (NEPO/Unicamp, 2007-2009), com apoio da Fapesp, sobre o tema: urbanização, mobilidade populacional e meio ambiente. Entre 2009 e 2010 foi coordenador do Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS) na Fundação João Pinheiro (FJP-MG) e professor na Escola de Governo do Estado de MG. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos de População (NEPO/Unicamp) e colaborador do Departamento de Demografia (Unicamp) entre 2010 a 2011. Desde agosto de 2011 é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas pesquisas recentes têm se concentrado nos temas: urbanização, mobilidade espacial da população, teoria demográfica e mudanças ambientais.
Coordenador da mesa de debate: Teresinha Maria Gonçalves (UNESC).

06/11

14h às 16h30 - Apresentação de trabalhos científicos.

14h às 18h - Oficina de trabalho: Mapeamento de áreas de risco em centros urbanos – Local: Auditório Ruy Hulse (UNESC) – Ministrante: Daniel Henrique Candido (CEMADEN).
Clique aqui e faça sua inscrição para a oficina aqui!

16h às 18h – Minicurso Software POSIÇÂO – Eng. da Empresa Manfra / Local: Bloco XXI-C Laboratório 17.
Clique aqui e faça sua inscrição para o minicurso aqui!

19h30 - Mesa de debate: As mudanças climáticas e as praticas tecnológicas de uso da terra.

Palestrante:
Daniel Henrique Candido
É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) com mestrado (2007) e doutorado (2012) pela mesma instituição. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em climatologia e geoprocessamento, atuando na área de desastres naturais, sobretudo nos eventos deflagrados por elementos do clima. Atualmente é Analista Operacional em Desastres naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Coordenador da mesa: Nilzo Ivo Ladwig (UNESC).