O surgimento do Grupo De Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física (GPOM), é resultado de uma crescente necessidade de aprofundamento e sistematização dos debates e ações advindas dos professores da UNESC que discutem e pesquisam a formação de professores de Educação Física. Como meta do plano de trabalho deste grupo, estamos organizando um programa de ações para debater e produzir conhecimento sobre o início da carreira docente. A socialização docente, como tema de pesquisa, sobre a construção da identidade docente de professores iniciantes, é largamente tematizada e buscam compreender que no período de entrada na carreira os professores se mostram comprometidos com a sua prática educativa. Contudo as dificuldades do processo de compreensão sobre o seu papel dentro do contexto escolar podem ser reduzidas na aproximação com outros sujeitos que dividem as mesmas angústias. Este movimento é entendido como acolhimento institucional, a atitude de troca de experiências entre os professores e demais componentes da comunidade escolar para dar conta das dificuldades do professor em construir a sua identidade pedagógica. É com esta justificativa, que apresentamos uma proposta de trabalho que visa construir um espaço colaborativo com professores de Educação Física no Início da Carreira docente. O modelo escolhido para dar conta deste processo é o Programa de Acompanhamento Docente no Início da carreira para Professores de Educação Física (PADI), que centra suas ações no acompanhamento de professores iniciantes e busca contribuir para que o processo de desenvolvimento profissional esteja centrado na escola. Ou seja, parte do entendimento sobre as necessidades da cultura escolar onde está inserido, para que em um processo reflexivo, o professor iniciante entenda a prática educativa.
O surgimento do Grupo De Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Docente e o Mundo do Trabalho em Educação Física (GPOM), é resultado de uma crescente necessidade de aprofundamento e sistematização dos debates e ações advindas dos professores da UNESC que discutem e pesquisam a formação de professores. Estes debates alimentados por construções de dissertações de mestrado e tese de doutorado sobre o tema em questão, foram levados constantemente para o interior das salas de aula, o que gerou um movimento de melhor compreensão por parte do alunado sobre a própria formação inicial em Educação Física e o sentido de ser professor na educação básica. Além disso, acabou por disseminar neles próprios a consciência da constante busca pelo conhecimento que caracteriza a formação permanente.
Durante o ano de 2011, constantes debates foram realizados entre os professores que compõe o corpo de pesquisadores deste grupo, resultando em projetos de pesquisa, fomentados pelo Programa de Iniciação Científica (PIC 170) da Unesc, e trabalhos de conclusão de curso que versavam sobre o processo de compreensão da carreira docente. Ao mesmo tempo em que os estudantes participavam dos debates em sala de aula, buscavam levar para os estágios, curriculares e extra-curriculares, a compreensão sobre o papel do professor na escola.
Ainda durante o ano de 2011, os professores foram questionados sobre a necessidade de existir um grupo de debates, de estudos e de pesquisa sobre o que se discutia nas disciplinas. O ápice destes questionamentos foi a procura de professores, egressos do curso de Educação Física da Unesc, demonstrando o desejo de participarem de discussões sobre o seu trabalho docente, exercido na região do extremo sul de Santa Catarina.
Estas ações fomentaram, enriqueceram e ampliaram o debate que propomos com a construção do GPOM. Sabendo da aceitação de professores, do interesse dos pesquisadores e necessidade de avanço sobre a construção do conhecimento em Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação Física, é que construímos este grupo de pesquisa.