O conforto ambiental tem como objetivo adequar os princípios físicos envolvidos e as necessidades de caráter ambiental. Necessidades estas que se dividem em temperatura, luz, acústica e visual.
é a condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico. Os estudos de conforto térmico visam analisar e estabelecer as condições necessárias para a avaliação e concepção de um ambiente térmico adequado às atividades e ocupação humanas, bem como estabelecer métodos e princípios para uma detalhada análise térmica de um ambiente.
é o conjunto de condições, num determinado ambiente, no qual o ser humano pode desenvolver suas tarefas visuais com o máximo de acuidade e precisão visual, com o menor esforço, com menor risco de prejuízos à visão e com reduzidos riscos de acidentes.
Estuda os fenômenos do som e sua interação com nossos sentidos, minimizando as condições desfavoráveis, evitando interferências excessivas (ecos, reverberações, etc.), garantindo entendimento perfeito entre ouvinte e locutor. A ausência de conforto acústico condiciona fortemente a nossa saúde e a nossa produtividade.