Ir Direto ao conteúdo?

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


O que é?

O PAES, Programa de Ações em Economia Solidária, criado em 2008, é um programa permanente de extensão vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Este programa nasce do desejo de potencializar ações que primem pelo acesso ao trabalho decente (OIT) considerando o bem-viver coletivo (Mance, 2000). Um dos caminhos para se aproximar deste propósito consiste em articular os diversos projetos e ações que se desenvolvem na Unesc com o viés da Economia Solidária.

A Economia Solidária é o conjunto de atividades econômicas, de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão. Seus princípios são a democracia, cooperação, autogestão, solidariedade, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

A Economia Solidária compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação entre outras que realizam atividades de produção de bens.

A Economia Solidária em sua perspectiva de inclusão social está associada com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ODS-ONU).

O PAES apoia a organização de Feiras de Economia Solidária nos municípios do sul catarinense. Na Unesc, durante o ano letivo, existem duas feiras semanais de economia solidária. No Bloco S, todas as terças-feiras, a partir das 13h com empreendimentos de economia solidária de panificação sem glúten e sem lactose, agricultura orgânica, massas, geleias, bolos, biscoitos, vestuário em crochê e artesanatos. 

Nas quartas-feiras, a partir das 14h, no Hall da Reitoria, os empreendimentos de economia solidária disponibilizam para a comunidade produtos coloniais, panificação, massas, doces, geleias, mel, produtos sem glúten e sem lactose, frutas e verduras orgânicas e artesanatos diversos. 

Os empreendimentos de economia solidária apoiados pelos PAES são 90% constituídos por mulheres produtoras e agriculturas. Desta forma, o programa contribui para a geração de trabalho decente e inclusão produtiva de gênero.

O PAES participa, através dos professores extensionistas que o compõe, do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária, fato que contribui para o desenvolvimento de ações de apoio e fomento para a Economia Solidária para todo o estado catarinense.

O PAES participa juntamente com outros apoiadores institucionais do movimento da Economia Solidária através da articulação e participação do Fórum de Economia Solidária do Extremo Sul Catarinense (FRESC). A rede é composta por instituições tais como Prefeituras Municipais, Universidades, Epagri, SESC, IFSC e Cooperativas de Crédito Solidário.

Universidade do Extremo Sul Catarinense.