Ir Direto ao conteúdo?

 

Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense.


Sala Verde

Espaço de diálogo e articulação com processos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais na área ambiental.

A Sala Verde é um espaço destinado a acadêmicos e professores da Unesc e professores do Ensino Fundamental da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Lá, constroem diálogos sobre questões ambientais fundamentados por informações de material bibliográfico, eletrônico e videográficos, fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Também discutem articulações com processos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais na área ambiental.

O programa também participa, com exposições e outras divulgações, do Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências; Eventos de Extensão Universitária; Encontro das Salas Verdes de Santa Catarina; Trote Solidário da Unesc; Semana de Meio Ambiente e do grupo de trabalho de Educação Ambiental - GTA RH10.

 

Histórico

O Centro de Ciências do Extremo Sul Catarinense - Ceciesc - foi criado em 1992 e vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas às questões ambientais. Entre estas ações está o Centro de Educação Ambiental Sala Verde, cujo projeto de criação foi aprovado em 2005, pelo Ministério do Meio Ambiente.

Especificamente, a implementação da Sala Verde visou ao desenvolvimento da educação ambiental com caráter interdisciplinar; à ampliação da consciência dos educadores sobre os problemas ambientais, preparando-os para ações em prol do meio ambiente; construção de uma proposta de trabalho com os professores do Ensino Fundamental e seus alunos, a ser desenvolvida nas escolas e comunidades; promoção da integração entre escola, comunidade e Universidade, entre outros objetivos.
Um dos grandes motivos que impulsionaram a intenção de se estabelecer a Sala Verde na Unesc foram as atividades de extração do carvão na região da Amrec, desde 1919. Embora a extração tenha significado um suporte à economia local, também acarretou em problemas nos ecossistemas locais, afetando a qualidade de vida de seus habitantes.

 

Objetivos do projeto

-Sensibilizar professores de educação básica e acadêmicos sobre problemas ambientais.
-Propor atividades de Educação Ambiental e ensino de Ciências aos professores e alunos de Educação Básica da Região.
-Sugerir propostas de ações aos professores de Educação Básica a ser desenvolvida nas suas unidades escolares.
-Promover integração escola / comunidade / universidade.
-Possibilitar aos acadêmicos da UNESC, um espaço de interação com a comunidade.

 

Público-alvo

Num primeiro momento, os professores do Ensino Fundamental da Amrec eram o público-alvo da Sala Verde. Porém, a demanda de acadêmicos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e outros cursos da Unesc demonstrou a necessidade de expansão do público-alvo. O interesse destes estudantes vai ao encontro da proposta da Sala Verde, de agregar conhecimentos e trocas de experiência em prol de uma melhor vivência sócio-ambiental.

Grupos de estudo da Universidade também são bem-vindos ao programa, para absorver informações e aplicá-las em suas rotinas. Ainda, professores dos diversos cursos da Unesc participam como convidados e colaboram com o programa, socializando com o grupo suas experiências docentes.


Universidade do Extremo Sul Catarinense.