A UNESC Instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) para cumprir com a atribuição de "coordenação dos processos internos de avaliação da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP", conforme o Art. 11 da Lei 10.861/2004 (Lei do SINAES). Esta comissão obedece as diretrizes a seguir:
I - constituição por ato do dirigente máximo da Instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição de Educação Superior.
Trata-se de uma comissão de representação acadêmica, constituída no âmbito de cada Instituição de Educação Superior, sendo parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – e deve estabelecer um elo entre o projeto específico de autoavaliação institucional e o conjunto do sistema de educação superior de todo país.
Os resultados da autoavaliação institucional constituirão referencial básico dos processos de regulação e supervisão da Educação Superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovação de credenciamento de instituições, bem como a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de Graduação. Como exigência legal, ela se desenvolve em dois momentos principais:
• Avaliação Interna ou Autoavaliação – conduzida pela CPA em parceria com o Setor de Avaliação Institucional - SEAI.
• Avaliação Externa – realizada por comissões externas designadas pelo INEP.
A UNESC concebe a Avaliação Institucional como um processo permanente de autoconhecimento, de reflexão, visando aprimorar a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa. Não se trata de uma avaliação para fins de dominação, classificação, punição ou premiação, mas sim de uma avaliação diagnóstica para fins de planejamento, revisão e orientação. Serve, também, para perceber o grau de distanciamento entre os objetivos propostos e a prática estabelecida no cotidiano institucional. Enfim, é um instrumento que a UNESC utiliza para cumprir efetivamente sua Missão, Visão de Futuro, Princípios e Valores.
Diante disso, é importante ressaltar, também, que a política de avaliação institucional pauta-se nas seguintes diretrizes:
• Consolidação do processo de avaliação pela ética, seriedade e sigilo profissional.
• Socialização de informações precisas, por meio de processos avaliativos e propositivos.
• Melhoria contínua dos instrumentos de avaliação utilizados.
• Comprometimento com os processos de autoavaliação, junto aos diversos serviços prestados pela Instituição.
• Compromisso social com o ensino de qualidade, subsidiando os gestores da Instituição, com os resultados da avaliação para fins de planejamento e tomadas de decisão.