O IPAT realiza amostragem e análises laboratoriais para diagnósticos e monitoramentos ambientais atendendo às legislações vigentes.
O laboratório realiza análises físico-químicas para a classificação de águas e efluentes industriais com identificação dos principais parâmetros que contemplam a Legislação Ambiental Estadual (FATMA) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Também realiza identificação de águas potáveis de acordo com a Portaria nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde.
Para controle de qualidade das análises realizadas o laboratório possui um sistema de qualidade interno e participa do Programa de Ensaios de Proficiência em Análises Ambientais promovido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul.
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
O laboratório realiza análises físico-químicas em diversas matrizes para elaboração de diagnósticos, monitoramento e controle de poluição ambiental. As linhas de trabalho do laboratório são:
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
O Laboratório realiza amostragens e análises de emissões atmosféricas em fontes estacionárias (dutos e chaminés), monitoramento da qualidade do ar em ambiente interno e externo e avaliação de ruídos em ambientes externos. Os serviços são realizados segundo as metodologias das normas brasileiras da ABNT e CETESB, atendendo a legislação ambiental estadual e federal.
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
Ecotoxicologia é um ramo da toxicologia que estuda os efeitos dos agentes tóxicos, causados por contaminantes naturais ou sintéticos, sobre a biota aquática.
O Laboratório de Ecotoxicologia realiza ensaios de toxidade aguda para microcrustáceo de água doce (Daphnia Magna), atendendo a Portaria nº 017/FATMA/2002. Os resultados obtidos através destes testes permitem avaliar a qualidade da água e dos efluentes industriais, bem como dos corpos receptores e principalmente de rios destinados ao abastecimento.
Realiza também análise de clorofila a qual indica as condições atuais da biomassa do fitoplâncton, sendo considerada uma ferramenta importante no monitoramento ambiental.
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
O Laboratório realiza análises químicas de elementos metálicos em matrizes ambientais na ordem de partes por bilhão (PPB).
Para realização destas análises são utilizados os equipamentos de Espectrometria de Absorção Atômica de Chama e de Forno de Grafite.
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
O Laboratório realiza análises de compostos orgânicos voltados aos problemas ambientais da região, atendendo as legislações ambientais do Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA (Resoluções 357/2005, 396/2008, 430/2011 e 420/2009) e também a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Clique aqui para saber os parâmetros analisados.
O setor possui equipe técnica capacitada para instalar e monitorar estações fluviométricas, pluviométricas e meteorológicas e para realizar coleta de águas superficiais e subterrâneas, efluentes industriais, solos e resíduos industriais.