Um cerimonial é um conjunto de normas que tem por finalidade ordenar corretamente o desenvolvimento do ato solene. Inclui procedimentos como disciplina, hierarquia, ordem, elegância, respeito, bom senso, bom gosto e simplicidade.
Na Unesc, conforme acontece nas universidades mais modernas, opta-se por cerimônias mais inovadoras, observando-se as regras elementares de respeito ao protocolo das cerimônias.
Devido ao rápido desenvolvimento das relações institucionais no meio acadêmico, uma série de normas foi desenvolvida para o melhor desempenho dos novos papéis sociais, fazendo-se notar o surgimento do cerimonial. A palavra cerimônia vem do latim caerimoniale e refere-se às cerimônias religiosas, as quais, desde a antiguidade, eram regidas por regras das organizações tribais. Porém, foi na Idade Média que ganhou destaque nas cortes feudais européias.
A tendência atual do cerimonial é a simplificação. Muitas regras ficaram obsoletas. As principais funções associadas ao cerimonial são:
As cerimônias de colação de grau são de responsabilidade da Reitoria e coordenadas pela Supervisão de Eventos, vinculado ao Setor de Comunicação Integrada.
É permitida apenas uma apresentação musical, mesmo que na cerimônia esteja sendo celebrada a colação de mais de um curso de Graduação. A Unesc reserva-se ao direito de exibir, no início da cerimônia de colação de grau, seus vídeos institucionais nos telões. Os vídeos dos graduandos deverão ser exibidos antes do início da cerimônia de colação de grau.
O cerimonial é de responsabilidade da Universidade. Qualquer inclusão no protocolo oficial deverá ser aprovada pela Reitoria.
Sim. O cerimonial de formatura deverá seguir o seguinte roteiro básico:
O projeto de ornamentação da Universidade compreende:
Quando as colações e outros eventos são realizados mediante a contratação de serviços de empresas, são passadas orientações quanto ao uso da beca, do capelo e das faixas relativas aos cursos e a elaboração das placas dos cursos. É imprescindível assegurar a observância do cerimonial e da ordem de precedência nos eventos que a Unesc promova ou dos quais seja anfitriã.
O mestre de cerimônias é o condutor do evento. A ele compete conduzir, com segurança o evento, do início ao fim; elaborar relação com lista de autoridades presentes, identificar e confeccionar as nominativas das autoridades que deverão ser citadas pelo anfitrião da solenidade; conferir o som; orientar os garçons e as recepcionistas quanto à composição da mesa de honra e conduzir a cerimônia. É necessário que o mestre de cerimônia tenha dicção perfeita, voz firme, boa postura, discrição e sobriedade e, ainda, traje roupas discretas e saiba improvisar.
Sim. Os serviços de mestre de cerimônias da Unesc são gratuitos e poderão ser solicitados ao cerimonial@unesc.net. Caso os graduandos desejarem outro mestre de cerimônia, deverão oficializar o pedido com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, por meio de ofício, à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. No caso de deferimento, deverá o mestre de cerimônia acompanhar a elaboração do protocolo, bem como participar do ensaio.