É um programa que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, especificamente os trabalhadores da mineração carbonífera de Criciúma e região.
Qual o público-alvo do programa?
O programa atende gratuitamente a pacientes portadores de doenças respiratórias como enfisema, asma, bronquite crônica e pneumoconiose, entre outras.
Como acontece o atendimento?
Os pacientes são submetidos à avaliação médica, fisioterapêutica, de capacidade física e funcional e passam por testes de capacidade pulmonar e cárdio-respiratória. A partir disso, é prescrito um programa de atividades físicas como caminhadas, fortalecimento dos membros superiores e inferiores e alongamento. Os profissionais da área ainda realizam palestras sobre as doenças pulmonares.
Quais os resultados alcançados?
Entre os resultados observados estão a redução dos sintomas respiratórios (falta de ar, tosse, cansaço); redução de hospitalizações; aprimoramento da capacidade funcional para realizar as atividades do cotidiano e melhora no estado geral de saúde física, psíquica e social do paciente.
Qual a frequência das sessões?
As sessões acontecem semanalmente e o tempo de permanência do paciente no programa é de aproximadamente três meses.
Quais setores estão vinculados ao programa?
A iniciativa do programa envolve:
A Diretoria de Extensão e Ação Comunitária,
O Gepes (Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde),
As Clínicas Integradas da Saúde e os seguintes cursos de graduação: Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Ciências Biológicas, Nutrição.
Como solicitar atendimento?
Para solicitar atendimento do Pamif ou receber outras informações, basta ligar para (48) 3134.2654.