É um prêmio que prevê a implementação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Estado de Santa Catarina, em qualquer área do conhecimento. É também um incentivo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, visando à formação inicial dos alunos de graduação nos métodos de pesquisa científica e à absorção dos resultados de tais projetos pela sociedade local.
Podem participar do processo seletivo estudantes universitários matriculados em situação regular, entre o segundo e o antepenúltimo semestre do curso das diversas áreas do conhecimento, nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.
Devem ser atendidas as seguintes condições: o estudante tem que dispor de vinte horas semanais para executar o Projeto de Iniciação Científica e não pode desfrutar de nenhuma outra modalidade de bolsa de estudo. O professor-orientador deverá ter título de Mestre e/ou estar cursando doutorado (em ambos os casos, em cursos credenciados pela CAPES); o mesmo deve ser membro de Grupo de Pesquisa institucionalizado pela IES junto ao CNPq e assumir o compromisso de apresentar os relatórios finais, bem como apresentar, por escrito, justificativa de seus orientandos, no caso de desistência do projeto ou de troca de bolsista, nos prazos estabelecidos em Chamada Pública.
Os projetos aprovados receberão investimentos da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), por meio das IES, em valores globais de R$ 1.203.000,00 (um milhão e duzentos e três mil reais). Os estudantes receberão, a título de Bolsa de Iniciação Científica, o valor mensal de R$ 300,00 (trezentos reais), durante o período de um ano de pesquisa.
Os projetos de pesquisa a serem selecionados pelas IES para receber Bolsa de Iniciação Científica deverão ter comprovada importância sócio-econômica regional. A Bolsa de Iniciação Científica é intransferível, de caráter pessoal concedida ao estudante, com duração de um ano.
Após analisados e pré-selecionados pela Comissão de Seleção em cada IES, os projetos com solicitação de Bolsa de Iniciação Científica serão encaminhados para a FAPESC. O projeto deverá ter um professor orientador, que poderá orientar até dois estudantes no desenvolvimento da pesquisa, desde que tenha especificado o plano de trabalho individual próprio para cada estudante.
No projeto deverão constar: RG, CPF, endereço, e-mail e telefones de contato do estudante e do orientador, além do curso do aluno; preenchimento do formulário Projeto de Pesquisa (apresentado no edital), em duas vias, em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12.
Outras informações podem ser acessadas em http://www.fapesc.rct-sc.br/