É um processo contínuo e permanente de autoconhecimento e de reflexão, visando a aprimorar a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.
A Avaliação serve de diagnóstico para fins de planejamento, revisão e orientação, além de permitir que a Unesc perceba o grau de distanciamento entre os objetivos propostos e a prática estabelecida no cotidiano institucional. É um instrumento que a Universidade pode utilizar em sua trajetória do ser e do fazer-se Universidade comunitária.
Na Unesc, a Avaliação Institucional tem os seguintes principios e valores:
A Avaliação Institucional da Unesc surgiu no contexto do debate nacional sobre Avaliação Institucional que deu origem ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Neste, defendia-se um processo de avaliação contínua e sistemática que desse maior visibilidade às condições de ensino e ao mesmo tempo fornecesse elementos para o planejamento da gestão e do desenvolvimento da educação superior. Na Unesc, a Avaliação Institucional tem caráter pedagógico e procura subsidiar os gestores com dados qualitativos e quantitativos nas tomadas de decisão, buscando essencialmente a qualidade dos serviços prestados. Atualmente, a Avaliação Institucional da Unesc segue as diretrizes e orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído em 2004 por lei federal.
Foi 1998 que se realizou a primeira avaliação do ensino de Graduação. A equipe era formada por pessoas convidadas para colaborar na elaboração dos instrumentos, tabulação e entrega dos resultados aos professores. A Unesc, impulsionada pela necessidade de mudanças face ao crescimento da Instituição, passou por uma reforma na estrutura acadêmico-administrativa no ano de 2007, por meio da qual a Comissão de Avaliação Institucional (ComaviI) deixou de ser uma comissão, tornando-se um Setor de Avaliação Institucional (SEAI), que trabalha colaborativamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Acesse aqui o sistema e preencha a avaliação.