Correlações neuroquímicas entre a depressão e as doenças neurodegenerativas
Recentemente foi aceito para publicação um artigo de revisão sobre a relação da depressão com doenças neurodegenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson, bem como com o envelhecimento. Pacientes com doenças neurodegenerativas apresentam uma forte tendência em desenvolver também a depressão. As alterações cerebrais envolvidas nessas doenças são principalmente relacionadas com alterações nas funções e morfologia de células cerebrais. Mudanças hormonais, como o cortisol e em neurotransmissores, como a serotonina, também são um fator comum entre a depressão e as doenças neurodegenerativas. A neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e criar novas conexões está também alterada. A neuroinflamação e uma dimiuição na neurogênese foram demonstradas como fatores comuns entre a depressão, idade e doenças neurodegenerativas.
O estudo foi publicado por pesquisadores do laboratório de Neurociências da UNESC e The University of Texas Health Science Center at Houston.
Gislaine Z. Réus, Stephanie E. Titus, Helena M. Abelaira, Sharon M. Freitas, Talita Tuon, João Quevedo, Josiane Budni. Neurochemical correlation between major depressive disorder and neurodegenerative diseases. Life Science, 2016.
Mais informações: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024320516303836
30 de junho de 2016 às 22:31