Unesc oferece capacitação para servidores do Samae de Araranguá
A Unesc está desempenhando um papel fundamental na melhoria dos serviços de tratamento de água e esgoto oferecidos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Araranguá. Por meio de uma parceria estabelecida entre as instituições, os operadores das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) estão participando de uma capacitação técnica ministrada por professores da Unesc.
A iniciativa, que ocorre nas instalações no Polo Unesc Araranguá, segundo a coordenadora do Setor de Pós-graduação da Unesc, Mágada Tessmann, tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos servidores sobre os sistemas de tratamento de efluentes sanitários e de tratamento de água de abastecimento. “Com a parceria entre a Unesc e o Samae, os operadores têm a oportunidade de expandir seus horizontes, esclarecer dúvidas e ficar atualizados sobre as novidades do setor”, disse Mágada.
O diretor administrativo do Samae, Elton Ferreira, ressalta a importância da qualificação dos profissionais, afirmando que isso valoriza a categoria e contribui significativamente para melhorar a eficiência na prestação de serviços à comunidade. “Esta abordagem reflete a filosofia do Samae em investir no desenvolvimento de sua equipe para proporcionar um serviço de alta qualidade”, comentou.
A diretora Financeira do Samae, Denise Maciel de Souza, destacou a boa aceitação dos profissionais em relação a proposta, além de ponderar que a grade de programação das palestras viabiliza a presença de todos os operadores. “A autarquia administra cinco Estações de Água e duas Estações de Esgoto, cujas estruturas operam ininterruptamente todos os dias, com os servidores atuando em turnos intercalados de 12h por 36h. 24h por dia. Em consequência disso, as palestras são realizadas em horário inverso ao do trabalho”, acrescenta.
Conhecimento
Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/09), os operadores das Estações de Tratamento de Água terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos com as palestras ministradas pelos professores Lucas Kister Amaral e Leonardo Silva Santos. O professor Amaral, que possui formação em Engenharia Sanitária e Ambiental, está atualmente cursando especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e é pesquisador em Ambientes Naturais, atuando no Laboratório de Gestão Territorial da Unesc.
Na semana anterior, ele já havia conduzido uma capacitação para os operadores de Estação de Tratamento de Esgoto. “Essa série de cursos sob medida foi solicitada pelo Samae de Araranguá como parte de seus esforços contínuos para aprimorar a qualidade dos serviços de tratamento de água e esgoto oferecidos à comunidade”, finalizou Mágada.
A Unesc e o Samae de Araranguá continuam a fortalecer a parceria, assegurando que os profissionais que operam as ETAs e ETEs estejam bem preparados para enfrentar os desafios do setor e fornecer serviços de alta qualidade à população.
Mágada também enfatizou que a Instituição está aberta a estabelecer parcerias com outras organizações que tenham interesse na organização de cursos personalizados para atender às suas necessidades específicas.
A Instituição coloca à disposição profissionais capacitados em diversas áreas para ministrar palestras e workshops que atendam às demandas das empresas interessadas. Para obter mais informações e discutir possíveis colaborações, entre em contato pelo telefone (48) 31431-2626.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de setembro de 2023 às 14:18